Categorias: Economia

Varejo da Paraíba fecha primeiro semestre com 2º maior crescimento do País, revela IBGE

O varejo da Paraíba fechou o primeiro semestre com a 2ª maior taxa de crescimento do País. A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o volume de vendas no acumulado de janeiro a junho deste ano cresceu 6,2% sobre o mesmo período do ano passado, apresentando um descolamento no desempenho junto com Amapá (7,8%) e seguido por Santa Catarina (6,2%), com índice similar, sendo estes os Estados que tiveram as maiores taxas de crescimento do País.

A taxa de crescimento da Paraíba no primeiro semestre (6,2%) foi três vezes superior à média do País (1,8%). Já na comparação de junho sobre o mesmo mês do ano passado, a Paraíba apresentou a terceira maior alta do País (3,6%), enquanto a média do País foi de apenas de 0,3%.

COMÉRCIO AMPLIADO – No indicador do comércio varejista ampliado –, que inclui atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo –, a Paraíba apresentou também a segunda maior taxa de expansão do País no primeiro semestre (6%), enquanto a taxa do País foi de apenas 0,5%.

EMPREGO É FATOR POSITIVO – O gerente da pesquisa no IBGE, Cristiano Santos, afirmou que o fator positivo para o comércio “é o crescimento e melhora do mercado de trabalho com mais ocupação, mais renda e avanço da massa salarial. Isso ajuda no poder de compra”, pontuou.

“SAÚDE” DO ESTADO INFLUENCIA – O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, avaliou que “mesmo em um cenário macroeconômico mais desafiante com taxas de juros mais altas e que tendem afetar setores mais sensíveis à crise de crédito, como é o caso do varejo, a Paraíba continua se destacando nacionalmente no indicador mais pelos aspectos internos que nacionais ou internacionais, pois temos um Estado equilibrado em suas contas públicas e que mantém investimentos públicos com recursos próprios crescentes a cada ano”, frisou

Marialvo Laureano acrescentou dois outros indicadores importantes para o crescimento do varejo da Paraíba: a geração de emprego e o consumo das famílias. “Esses dois indicadores têm sido crescentes no Estado. Por exemplo, fechamos o primeiro semestre com saldo de mais 9 mil empregos com carteira assinada, segundo o Caged, uma expansão de 35,73% sobre o primeiro semestre do ano passado. Nos últimos seis anos e meio, criamos mais de 1,2 milhão de empregos e um saldo de 122 mil postos, enquanto o consumo das famílias paraibanas este ano será de R$ R$ 111,7 bilhões, o que representa um crescimento de 9,3% sobre o ano anterior, conforme o IPC Maps”, detalhou.

MAIS SOBRE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.

Secom-PB

Últimas notícias

Nabor Wanderley reforça fala de Daniella Ribeiro e diz que escolha de vice deve ficar mais para frente

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos), sinalizou que está em…

10 de fevereiro de 2026

João Azevêdo dá prioridade à gestão e reduz presença em agendas no interior da Paraíba; aliado vê tática como estratégia

Aliados do governador João Azevêdo (PSB) têm sentido a ausência do chefe do Executivo estadual…

10 de fevereiro de 2026

Inácio confirma vice de Lucas no radar da Federação e projeta bloco elegendo até 3 federais e 5 estaduais em 2026 na PB

O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão, em entrevista a imprensa nesta terça-feira (10), projetou…

10 de fevereiro de 2026

Vereador cumpre promessa e protocola pedido de CPI para investigar Cagepa na CMJP

O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma…

10 de fevereiro de 2026

“Não há pressa”, defende Daniella Ribeiro sobre definição para escolha do vice na chapa governista

A senadora Daniella Ribeiro (PP), mãe do vice-governador e pré-candidato do Governo do Estado, Lucas…

10 de fevereiro de 2026

“A fidelidade partidária acabou”, lamenta Márcio Roberto sobre cenário eleitoral de 2026

O deputado estadual Márcio Roberto (Republicanos), candidato à reeleição, afirmou nesta terça-feira que o atual…

10 de fevereiro de 2026