Categorias: Economia

Usuários repudiam decisão da STTP de obrigar população a adquirir cartão temporal em CG

PUBLICIDADE

Desde ontem que os usuários do sistema de transportes públicos de Campina Grande foram surpreendidos com a decisão da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de obrigar os campinenses a adquirirem obrigatoriamente o cartão do SITRANS sob pena de pagar duas passagens. A medida causou tumulto e revolta aos usuários, que enviaram.

Muitos usuários gravaram vídeos e postaram em suas redes sociais lamentando a decisão. Inicialmente os usuários que pagavam a passagem com dinheiro ai chegarem ao Terminal de Integração recebiam um cartão provisório nas plataformas de embarque, que permitiam seguir em outro coletivo sem ter que pagar outra passagem. A partir desta segunda-feira, o cartão começou a ser recolhido, e os usuários orientados a adquirir o cartão da STTP sob a condição de pagaram uma nova passagem para seguir a viagem.

No primeiro dia de implantação da nova medida, as pessoas ficaram confusas, sem saber o que estava acontecendo. Muita gente perdeu muito tempo e correu o risco de chegar atrasado no trabalho. Nas redes sociais, uma avalanche de mensagens postada por usuários reclamando da medida.

“Isso é um absurdo. Eu passei quase meia hora esperando o ônibus e quando ele chegou, eu não pude embarcar mas fui obrigada a descer e ir até o clichê pegar outro cartão” lamentou a dona de casa Maria José.

Os usuários reclamam do aumento do preço da passagem, e da falência do sistema. Muitos garantem que desde a implantação do cartão temporal, algumas rotas passaram a demorar mais. A espera em algumas paradas de ônibus é interminável.

“Falta de aviso não foi. Primeiro foi o Plínio Lemos abandonado, agora chegou a vez do Integração q virou alvo do prefeito. O temporal não dá certo p quem anda de ônibus, quem elogia com certeza não anda. Uma hora para você  ter acesso ao ônibus”, lamentou a servidora Vanusa Lima Barbosa.

Os ônibus 333 e 303 que fazem as rotas para as Universidades Federal de Campina Grande (UFCG), e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), partem do Terminal de Integração, lotados com os estudantes espremidos e em situação de desconforto e quase humilhante. Alguns chegam a demorar até 10 minutos para embarcar devido a quantidade de estudantes.

“O serviço é péssimo A gente paga caro pela passagem e ainda tem que se submeter a essa situação deplorável” lamentou uma estudante.

O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) lamentou por meio de um vídeo postado em suas redes sociais,  a decisão da gestão municipal de tentar segundo ele,  desativar o Terminal de Integração de Passageiros, prejudicando assim, milhares de campinenses que diariamente usufruem do sistema público na cidade. O Terminal foi construído por Veneziano na sua primeira gestão de prefeito de Campina Grande, e permitiu aos usuários se locomover para qualquer ponto da cidade pagando apenas uma passagem.

Veneziano repudiou a postura do prefeito de invalidar o Terminal, ou condenar ao abandono como fez com a Vila Olímpica Plinio Lemos, construída no bairro de José Pinheiro na Zona Leste da cidade.

Desde que implantou o chamado “cartão temporal”, que o prefeito já vinha dando sinais de que iria desativar o terminal. Na manhã desta segunda-feira (08), os usuários foram surpreendidos com a decisão da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de obrigar os campinenses a adquirirem obrigatoriamente o cartão do SITRANS sob pena de pagar duas passagens. A medida causou tumulto e revolta aos usuários, que enviaram uma “avalanche” de mensagens para Veneziano repudiando a decisão.

 “Recebi diversos telefonemas e inúmeras mensagens de cidadãos campinenses mostrando a sua indignação a respeito do que aconteceu nesta segunda-feira no Sistema de Integração que foi implantado por nossa gestão, e que levou a todos, principalmente, aos estudantes, trabalhadores e assalariados, a condição de se deslocarem pagando uma única passagem”, lamentou.

O senador enfatizou que quando resolveu construir o Terminal de Integração de Campina Grande, foi pensando exatamente em reduzir os custos para os usuários e principalmente a classe estudantil.

“É lastimável o que atualmente podemos constatar” lamentou.

O superintendente da STTP, Félix Neto garantiu que o tumulto no primeiro dia foi casuado devido a adaptação da população ao novo sistema. Ele ressaltou que os usuários podem se dirigir ao clichê da STTP e fazer o seu cartão cidadão gratuitamente. Felix ressaltou que em Campina Grande, apenas 18% dos usuários ainda pagam a passagem do transporte coletivo em dinheiro.

SL

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IPTU 2024: prazo para pagamento com desconto termina nesta terça em CG

O contribuinte tem ainda a opção de quitar o tributo de forma parcelada, com desconto…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Proposta por Eduardo Carneiro, lei obriga instituições de saúde notificarem casos de violência contra idosos, na Paraíba

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo, lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade),…

29 de abril de 2024

Lucas reforça entendimento do grupo e também descarta chapa com dois Ribeiros em 2026: “Entendimento pacífico nosso”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou sobre a formatação da chapa para as eleições…

29 de abril de 2024

VÍDEO: Homem interrompe transmissão ao vivo do JPB1 aos gritos de ‘Globo Merda’

Um homem invadiu um link ao vivo do telejornal local "JPB1", da TV Globo, nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Eva Gouveia confirma intenção de concorrer à PMCG e revela diálogo com Romero Rodrigues

A vereadora Eva Gouveia, filiada ao PSD, reiterou sua determinação de disputar a prefeitura de…

29 de abril de 2024