As 60 tarifas dos cartões de crédito e débito, cobradas atualmente dos lojistas e consumidores, poderão ser reduzidas pela metade com a criação de regras para o setor que ganha a partir de 1º de julho, uma máquina única que irá operar com todas as bandeiras.
Segundo José Antônio Marciano, chefe de operações bancárias do BC (Banco Central), a mudança nas tarifas e a implantação da máquina única poderão acabar com a diferenciação de preços nos produtos ao consumidor. Ele afirma que em alguns casos, há duplicidade na cobrança das taxas devido à nomenclatura.
– O número de cartões sobe todos os anos, a inadimplência tem sido menor e, apesar disso, os custos têm subido para o consumidor e o lojista.
Marciano afirma que o papel do BC é acabar com a cobrança diferenciada nos pagamentos feitos em cartão. Atualmente, apesar da prática ser proibida, os lojistas costumam cobrar valores diferentes para os pagamentos feitos em cartão, dinheiro e cheque, justamente pelo custo na mensalidade da máquina e nas tarifas. Na próxima semana, o BC irá divulgar um raio-x dos cartões de débito e crédito no país, com a divulgação de todas as tarifas.
O uso dos cartões tem ocupado o vácuo deixado pelo cheque, cada vez mais sendo colocado de lado pelo consumidor. Em 1995, o dinheiro em papel representava 4 bilhões dos pagamentos realizados no país, enquanto em 2005 não chega nem a 15% desse valor, segundo o BC.
Por outro lado, o número de cartões saltou de 118.249 em 2000 para 628.015 neste ano, segundo dados da Abecs (Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços). Os cartões de crédito lideram as transações, com 2,9 milhões, seguido pelo cartão de débito com 2,84 milhões. Somente neste ano, as duas modalidades já tiveram um crescimento de cerca de 20% no faturamento, na ordem de R$ 157 milhões (débito) e R$ 309 milhões (crédito).
R7
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nessa quarta-feira (14) a Lei Orçamentária Anual…
O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), vice-líder da Minoria no Congresso Nacional, protocolou na…
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (14), que…
Foi deflagrada na manhã de hoje (15), pela Polícia Civil da Paraíba e do Paraná,…
O mau cheiro diminuiu, mas muitos peixes ainda estão morrendo e sendo retirados do açude.…
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli autorizou, na noite de ontem, que a Procuradoria-Geral…