Categorias: Economia

Tarifaço de Trump: uma nova era pré-Reagan

PUBLICIDADE

É preciso separar duas coisas sobre o tarifaço de Trump: 1) o argumento da justiça equitativa, e 2) as consequências econômicas.

1) Justiça equitativa: o Brasil, como outros países, é uma típica economia fechada por barreiras tarifárias e não tarifárias. Há décadas, os donos do poder – amigos de governos e de parlamentares – mantém barreiras econômicas sob o argumento de proteção da indústria nacional.

Os EUA querem retaliar na proporção que são taxados. Trata-se de uma lógica medonha: “se você me taxa, é justo que eu te taxe na mesma medida”. No mundo ideal, o Brasil reconheceria que tem uma economia fechada e derrubaria várias de suas barreiras, encontrando ponto de equilíbrio nas negociações. Para isso, os donos do poder precisariam abrir mão da proteção estatal. Obviamente, essa não é uma opção!

2) Consequências econômicas: recentemente, eu assisti ao filme “Reagan” no Prime Video. A principal característica do presidente Reagan foi uma atitude cosmopolita de forte oposição ao socialismo soviético. Sua visão era que abertura comercial e influência americana trariam prosperidade ao mundo, enfraquecendo a União Soviética até o seu colapso total. Ele estava certo!

Por sua vez, Trump está estreitando o mundo e fortalecendo o papel político da China. À marteladas, ele quer resgatar uma América pré-Reagan: trabalho industrial para o americano médio com baixa capacidade produtiva. Em uma era de robotização da indústria e de inteligência artificial, tarifas “reacionárias” encarecerão a produção e aumentarão a inflação.

O resultado é protecionismo e mais protecionismo estreitando o mundo ocidental, enquanto a China se fortalece como parceiro econômico. A política de libertação de Trump, na verdade, é uma declaração de guerra contra parceiros comerciais. Como será a nova ordem econômica com os EUA como inimigo?

Últimas notícias

Programa Gás do Povo vai beneficiar 15 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade, diz Motta; saiba como garantir o seu

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou recentemente que o Programa Gás do Povo,…

21 de fevereiro de 2026

Paraíba registra a menor taxa de desemprego da história em 2025

A Paraíba vive um momento histórico no mercado de trabalho. De acordo com os dados…

20 de fevereiro de 2026

Cagepa denuncia pela quinta vez obra de drenagem da Prefeitura que danifica rede de esgoto em JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (20) que, pela…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

Pré-campanha em Campina Grande movimenta auxiliares de Bruno Cunha Lima rumo a 2026

A cena política de Campina Grande começa a se intensificar na pré-campanha para 2026, com…

20 de fevereiro de 2026

VÍDEO: Mô Lima confirma apoio a Lucas Ribeiro ao Governo e reforça aliança com João Azevêdo e Nabor para o Senado

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), oficializou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP)…

20 de fevereiro de 2026