A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) solicitou em audiência pública o direito de reajustar sua tarifa em 16,93% e a Agência de Regulação da Paraíba (ARPB) autorizou. Sendo assim, o reajuste pode passar a valer já a partir de junho para todo o estado, menos para os consumidores de baixa renda e inscritos na tarifa social.
A resolução da diretoria da ARPB foi publicada no Diário Oficial do Estado, no último sábado (30). O documento autoriza a Cagepa a aplicar o reajuste já em maio. Contudo, a companhia só deve aplicá-lo no próximo mês.
Durante a audiência com a ARPB, os dirigentes da Cagepa revelaram que nos últimos três anos a energia elétrica sofreu reajuste de 40%. E citou ainda que o IGP-M, que serve de base para elevação de tarifas como energia elétrica, subiu 20,14% no período. E que durante todo esse tempo o preço da água ficou congelado.
Segundo a Cagepa, além da tarifa de água ficar congelada, os consumidores de baixa renda terão reduzida a taxa de esgoto, dos atuais 25% para 10% sobre a conta da água. Atualmente, essa faixa de consumo paga R$ 13,20 da conta de água e de esgoto e será reduzido para R$ 11,61, representando uma queda de 12%.
Estes argumentos convenceram o presidente da ARPB, José Otávio Maia Vasconcelos, que explicou que os custos de produção da Cagepa com energia elétrica, pessoal e produtos químicos somados à defasagem da tarifa influenciou na autorização do índice, que mesmo assim ficou abaixo da inflação acumulada no período.
Redação
PB Agora
Uma aposta feita em João Pessoa, capital da Paraíba, está entre as premiadas do concurso…
A programação do Projeto Melhor Verão Santa Rita 2026 continua neste domingo, 1º, com a…
A oitava edição da campanha “Meu Corpo Não é Sua Folia”, iniciativa que tem como…
Um motociclista ficou gravemente ferido após ter o pescoço atingido por uma linha de pipa…
Os shoppings populares de João Pessoa, administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), são uma…
A 2ª edição do Usina de Verão 2026 chega ao fim neste domingo, 1º de…