Categorias: Economia

Supermercados esperam alta de 5% nas vendas na Páscoa

PUBLICIDADE

As vendas de Páscoa nos supermercados de São Paulo devem ter um aumento de 5%, segundo estimativa da Apas (Associação Paulista de Supermercados), que ainda prevê que os preços dos ovos de chocolate não devem sofrer reajuste em relação aos do ano passado.

A Apas ressalta que para manter o preço do chocolate a indústria não vai repassar na íntegra o aumento da manteiga de cacau e do papel, "pois vai continuar com o mecanismo de diminuição da gramatura da embalagem para redução de valores".

Já nas vendas dos bolos de Páscoa, a previsão é que ocorra um aumento de 10%, enquanto o bacalhau, um dos produtos mais procurados para a Sexta-Feira Santa, deve ter um volume de vendas 4% maior. A Apas espera que os preços se mantenham no mesmo patamar que das festas de fim de ano.
 

De acordo com o IPS (índice de preços dos supermercados), desenvolvido pela Apas em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em fevereiro, o preço do chocolate teve queda de 2,55%.

A expectativa é de que, em 2011, sejam vendidas de duas a cinco mil toneladas a mais de chocolate do que no ano passado, quando foram comercializadas 25.500 toneladas de ovos só no Estado de São Paulo. A tendência apresentada nos últimos anos que os ovos menores (entre 90g e 150g) serão os primeiros a serem consumidos, somando o maior volume de vendas no encerramento do período, deve se repetir.

ATENÇÃO

O consumidor deve ficar atento à diminuição do peso do produto — prática considerada ilegal, exceto quando anunciada ostensivamente na embalagem — que é entendida como "maquiagem" pelos órgãos de defesa do consumidor. Em 2010, um levantamento da ProTeste no Estado de São Paulo mostrou que, ao comprar ovos de Páscoa, o consumidor precisa ficar atento com a numeração de uma mesma marca podia ter pesos diferentes.

Segundo a pesquisa feita na ocasião, os brindes eram responsáveis pela distorção, pois os produtos com menos chocolate às vezes tinham um preço elevado em relação a ovos do mesmo número porque têm o atrativo do brinde.

Em maio do ano passado, a SDE (Secretaria de Direito Econômico), do Ministério da Justiça, multou a Garoto e a Kraft Foods (controladora da Lacta) por reduzir o peso de ovos de Páscoa sem informar o consumidor. Cada empresa foi obrigada a pagar R$ 591.163.

Folha Online

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PM cumpre mandados de prisão em três municípios, em operação conjunta com Gaeco

Procurados da Justiça por tráfico de drogas, roubo, estupro, posse ilegal de arma e lesão…

12 de dezembro de 2025

Ricardo Coutinho tenta trancar ações da Calvário e Gilmar Mendes dá 15 dias para que TRE-PB e STJ prestem informações

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nessa quinta-feira (11) que o…

12 de dezembro de 2025

Romero adota cautela sobre chapa da oposição para 26, mas propõe união entre Cícero e Efraim: “Se dependesse de mim…”

Nessa quinta-feira (11) em Campina Grande, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) foi questionado sobre…

12 de dezembro de 2025

Após recomendação do MPPB, comandante da Guarda Civil de Bayeux é exonerado

A Prefeitura de Bayeux anunciou a exoneração do comandante da Guarda Civil Municipal, Kleber Renato…

12 de dezembro de 2025

Em Brasília, Aguinaldo Ribeiro acompanha João em reunião estratégica com ministro da Fazenda

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro destacou nessa quinta-feira (11) a importância de uma agenda estratégica…

12 de dezembro de 2025

Vazamento em reservatório durante a madrugada assusta moradores de Santa Rita

Um reservatório de água localizado no bairro Açude, em Santa Rita, na Grande João Pessoa,…

12 de dezembro de 2025