Categorias: Economia

Supermercados esperam alta de 15% com ceia

 O final de semana deve ser agitado nos principais supermercados e mercadinhos de João Pessoa. A compra de itens para a ceia de Natal, que ainda segue a passos lentos, promete crescer até 15% sobre o feriado de 2011, segundo estimativa da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB).

A aposta é que o feriadão ajude nas vendas dos itens sazonais, apesar da ceia estar mais cara neste ano.

Segundo o presidente da ASPB, Cícero Bernardo, alguns produtos sofreram reajuste neste ano, com destaque para os queijos e o peru, cujas altas variaram entre 10% e 15%. “Atingiu mais os produtos de época, principalmente os laticínios, cuja produção caiu com a estiagem”, disse.

Mesmo assim, Cícero acredita que o Natal será de altas vendas neste ano, ainda que o setor não tenha acelerado até o momento. “Esperamos que o mercado reaja bem nesses três dias. Ainda está um pouco parado, esperávamos que o movimento já tivesse começado a essa altura, mas a vantagem é que o consumidor terá mais tempo para procurar com calma em virtude do feriadão. Brasileiro sempre deixa tudo para a última hora e é nisso que estamos apostando”, comentou, acrescentando que a procura por produtos nacionais e importados está bastante semelhante.

Na rede Menor Preço, o fluxo de clientes está satisfatório, mas ele deve se intensificar no final de semana e na segunda-feira. “A procura deve ser maior nesses próximos dias. Temos uma meta de superar as vendas do Natal passado em uns 5%, mesmo a ceia estando um pouco mais cara”, detalhou o proprietário da rede, Murilo Arruda.

Produtos como queijo do reino, peru, chester, bacalhau e o panetone são apontados pelo empresário como os preferidos do público na época. “A procura é ótima nesse período por todo e qualquer item relacionado à data”, finalizou.

Deixar a ceia para a última hora, porém, exige cautela do consumidor. A correria dos dias que antecedem a véspera de Natal pode se tornar um verdadeiro inimigo para o consumidor, que tende a comprar sem pesquisar preços e sem ter tempo de escolher o produto ideal para o jantar.

“Nossa dica é sempre a mesma. Fazer pesquisa de preços, avaliando o orçamento pessoal e estabelecendo quanto pode ser gasto com a ceia, e, claro, sempre verificar a qualidade, condições e prazo de validade do produto. Quanto mais próximo da data mais caros estarão os itens, por isso o consumidor pode tentar pechinchar. Muitos estabelecimentos dão um desconto para quem paga à vista”, lembrou o consultor jurídico do Procon-PB, Rafael Lopes.

JP Online

Últimas notícias

Novo prefeito de João Pessoa a partir de abril, Léo Bezerra defende diálogo e oposição propositiva na Câmara

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, que assumirá o comando da Prefeitura a partir…

8 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro acompanha monitoramento das forças de segurança e participa da abertura do carnaval de Patos

O vice-governador Lucas Ribeiro cumpriu agenda, nesse sábado (7), no município de Patos, onde acompanhou…

8 de fevereiro de 2026

Suspeito de vandalizar torre do programa Smart City é preso em João Pessoa

A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa prendeu, neste domingo, um homem suspeito de danificar…

8 de fevereiro de 2026

Queda de árvore interdita trecho da Avenida Epitácio Pessoa na madrugada deste domingo

Parte de uma árvore caiu na madrugada deste domingo (8) na Avenida Epitácio Pessoa, uma…

8 de fevereiro de 2026

Domingo em alerta: chuvas de 20 a 30 mm/h e ventos de até 60 km/h atingem João Pessoa, alerta Inmet

A madrugada foi, mais uma vez, de muita chuva em João Pessoa. Até as 23h59…

8 de fevereiro de 2026

Domingo tem previsão de chuvas fortes e rajadas de vento em toda a Paraíba, alerta Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (8) um alerta para a ocorrência…

8 de fevereiro de 2026