A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). A partir de novembro, o banco reduzirá o percentual de financiamento para imóveis com valor de até R$ 1,5 milhão, exigindo que os compradores desembolsem mais na entrada do pagamento.
Com as novas regras, a Caixa financiará até 70% do valor do imóvel pelo Sistema de Amortização Constante (SAC), uma queda em relação à cota atual de 80%. Já no sistema Price, o financiamento máximo será de 50%, ante os 70% anteriores.
Rômulo Soares, membro do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, comentou que o setor imobiliário pode enfrentar uma queda de até 35% nas vendas em todo o estado. Ele explicou que a justificativa da Caixa para a redução nos financiamentos é a utilização total dos recursos orçamentários destinados ao setor neste ano.
“A construção civil é a cadeia produtiva que mais gera empregos e renda, além de contribuir significativamente para a arrecadação tributária. A redução no financiamento para imóveis usados e nas demais modalidades pode causar um impacto negativo, especialmente para aqueles que já têm cartas de crédito em andamento, dificultando a realização do sonho da casa própria”, destacou Rômulo.
Além disso, a categoria está se mobilizando para reverter a situação e busca reuniões com ministros para tentar um remanejamento de verbas que possibilite à Caixa voltar a financiar 80% dos imóveis. Rômulo alertou que, sem essa intervenção, a expectativa é que os imóveis com cartas de crédito aprovadas, mas não contratadas, terão que ser adiados, resultando em frustrações para muitos compradores.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados essa semana, revelam que o número…
Uma mulher foi morta com golpes de faca dentro de casa na manhã desta quinta-feira…
Uma carga de 180 Kg de queijo coalho que era transportado sem refrigeração e sem…
O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) comemorou nesta quinta-feira (11), a decisão da Câmara…
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) adiou para a próxima segunda-feira, 15 de dezembro,…
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos…