Categorias: Economia

Setor de serviços na Paraíba cresce 8,8% em abril e tem a 3ª maior taxa do País, revela IBGE

Assim como o varejo, o setor de serviços na Paraíba foi destaque nacional no indicador do mês de abril. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o setor apresentou expansão de 8,8% em abril, quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Com o resultado, a Paraíba registrou a terceira maior taxa do volume de serviços do País e a maior do Nordeste, além de um desempenho bem acima do País (1,8%).

A Paraíba registrou crescimento em todos os comparativos no setor de serviços em abril –, que reúne atividades como restaurantes, hotelaria, transportes, tecnologia da informação e telefonia. No comparativo de abril ante março, a Paraíba cresceu 1,5% no volume de serviços, enquanto o País cresceu apenas 0,2%. No acumulado de janeiro a abril, a Paraíba teve crescimento de 6,3% enquanto o País apresentou alta de 2,8%.

RANKING NACIONAL – Na comparação de abril frente ao mesmo mês do ano passado, as maiores taxas de crescimento do setor de serviços no País foram de Tocantins (31,5%), do Distrito Federal (8,9%), da Paraíba (8,8%) e de Sergipe (8,3%). Oito Estados tiveram queda no indicador.

Conforme a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, quatro das cinco atividades investigadas tiveram resultados positivos com crescimento em 51,2% dos 166 tipos de serviços investigados. Os segmentos que mais expandiram em abril deste ano sobre o mesmo mês do ano passado foram o de informação e comunicação, que exerceu o principal impacto positivo, impulsionado, principalmente, pelo aumento da receita em portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet; tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet; desenvolvimento e licenciamento de softwares; e desenvolvimento de programas de computador sob encomenda.

Os demais avanços vieram dos serviços prestados às famílias; dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; e dos serviços profissionais, administrativos e complementares, explicados, em grande parte, pela maior receita vinda de restaurantes; e hotéis, no primeiro ramo; de transporte aéreo de passageiros; logística de cargas; navegação interior de carga; e gestão de portos e terminais, no segundo; e de agenciamento de espaços de publicidade; consultoria em gestão empresarial; intermediação de negócios em geral por meio de aplicativos ou de plataformas de e-commerce; e serviços de reservas relacionados a hospedagens, no último.

O QUE MEDE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta e real de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.

Secom-PB

Últimas notícias

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa, Raphaella Brilhante

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026

Paraíba será sede do Mundial de Paraquedismo em 2027

A Paraíba foi oficialmente escolhida para sediar o World Cup Skydive Mondial Brasil 2027, um…

25 de janeiro de 2026

Mega-Sena acumula mais uma vez e próximo prêmio pode chegar a R$ 92 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.964 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (24).…

25 de janeiro de 2026

Defesa de João Paulo Casado vai recorrer de condenação por agressão a esposa em JP

A defesa do médico João Paulo Casado anunciou que vai recorrer da decisão judicial que…

25 de janeiro de 2026

Polícia Militar apreende motocicleta com indícios de adulteração em Mulungu

Na madrugada deste domingo (25), a Polícia Militar da Paraíba realizou a apreensão de uma…

25 de janeiro de 2026

Carro capota após bater em poste na avenida Tancredo Neves, em João Pessoa

Um carro capotou na manhã deste domingo (25) após colidir com um poste na avenida…

25 de janeiro de 2026