Categorias: Economia

Sereias da Penha inauguram loja e peças já estão disponíveis

 As Sereias da Penha deram, nesta quinta-feira (18), mais um grande passo para o crescimento e concretização de seu trabalho. Acompanhadas da primeira-dama Maísa Cartaxo e demais apoiadores do projeto, elas inauguraram a primeira loja física para a comercialização de sua biojoias. A loja está localizada na Rua Nossa Senhora da Penha, logo após a Associação de Moradores do bairro.

De acordo com a artesã Aurizete Brito, o projeto está “a mil por hora”. “Este é um projeto que mudou muito minha vida. Foi com o projeto Sereias da Penha que conquistei uma profissão e melhorei minha autoestima”, contou orgulhosa. “Hoje a emoção é maior ainda porque podemos ver a nossa loja inaugurada e pronta para receber os clientes. Esperamos que todos gostem”, afirmou.

A organização da loja foi uma iniciativa das próprias artesãs, que receberam o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Sebrae, parceiros desde as primeiras etapas. O espaço oferece as peças produzidas pelas “sereias” e logo vai receber a coleção assinada pelo estilista Ronaldo Fraga, que chegou às passarelas do São Paulo Fashion Week (SPFW).

As primeiras clientes aprovaram o trabalho. “Eu acompanhei toda a trajetória delas por meio da mídia e hoje fiz questão de vir aqui presenciar a abertura da loja”, declarou a aposentada Leônia Saraiva. “É um trabalho muito bonito e muito delicado e que foi fruto de um projeto muito importante. Já estou levando algumas peças e fico feliz por ver o sucesso dessas mulheres”, complementou.

A primeira-dama Maísa Cartaxo, coordenadora do programa João Pessoa Artesã (JPA), falou sobre a alegria de ver o crescimento do projeto. “Muitas dessas mulheres eram donas de casa que não tinham contato com o artesanato e em menos de um ano foi construído um trabalho que ultrapassou as fronteiras do Estado. Conseguimos chegar ao SPFW, o que é algo muito grande, e o projeto continua. Mantemos o acompanhamento e agora a intenção é que elas tenham toda a noção de empreendedorismo para que levem isso adiante”, declarou.

A analista Marielza Araújo, do Sebrae, afirmou que as artesãs aprendem agora a desenvolver um planejamento estratégico para os próximos três anos. “O objetivo é que elas consigam entrar no mercado e conquistar espaço. Recebemos o apoio da Energisa e estamos capacitando as artesãs sobre produção, gestão, controle financeiro e precificação, entre outras questões”, explicou.

 

História – O projeto Sereias da Penha reúne artesãs das praias da Penha e Jacarapé, que aprenderam sobre a confecção de biojoias por meio do programa Pronatec Mulheres Mil. As peças produzidas utilizam escamas de peixe e fio de cobre, entre outros materiais biodegradáveis.

 

Secom-JP

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026