Categorias: Economia

Sem acordo com Petrobras, petroleiros entram em greve

PUBLICIDADE

Os petroleiros de todo o Brasil começaram a entrar em greve desde o fim de semana, mas a maioria paralisou as atividades a partir da zero hora desta segunda-feira (23), segundo informações da Federação Única dos Petroleiros (FUP). A paralisação foi aprovada pelos trabalhadores na última quarta-feira (dia 18) e endossada por todos os seus sindicatos filiados na reunião do Conselho Deliberativo.

 

Segundo a FUP, além de não responder às reivindicações da federação referentes principalmente à segurança, garantia dos postos de trabalho nas empresas contratadas e ao extra-turno, a proposta apresentada pela Petrobras na última segunda-feira (dia 16) cria um plano de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) inaceitável.

 

Na semana passada, diante do anúncio da greve, o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, já havia informado que a empresa teria um plano de contigência preparado para evitar redução da produção de petróleo. Ele descartou risco de desabastecimento de combustíveis no período da paralisação dos petroleiros. "Há outras estratégias, estoques que podem ser acionados", comentou. Procurada pelo G1 nesta segunda-feira, no entanto, a Petrobras informou que só deverá se manifestar sobre o assunto no período da tarde.

Paralisações

No estado de São Paulo, segundo o Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetrosp), as refinarias de Campinas estão com cerca de 1.200 trabalhadores de braços cruzados. Em Mauá, são 500 funcionários parados.

 

De acordo com o Sindipetrosp, os funcionários não estão trabalhando nos terminais de São Caetano do Sul, Guarulhos, Guararema, desde as primeiras horas de hoje, assim como nas refinarias do litoral, nos terminais da Transpetro, em Capuava e Paulínia.

 

Na Replan, a gerência da Refinaria adotou o revezamento controlado "troca de turno de um trabalhador por vez", e em Barueri, a diretoria tentaria realizar corte de rendição na manhã de hoje, segundo o sindicato.

 

De acordo com o sindicato, em algumas refinarias a produção é controlada com a paralisação do bombeio, como em Guarulhos, produzindo o mínimo para não afetar a população. Além dos petroleiros, a adesão dos caminhoneiros que transportam o combustível também é esperada. Funcionários terceirizados de algumas unidades também aderiram à paralisação, segundo o sindicato.

 

No Rio de Janeiro, funcionários da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense, entraram em greve à meia-noite de domingo (22). Segundo representantes do sindicato dos operários da refinaria, com a paralisação, não houve rendição de turno após a meia-noite. Os ônibus que deveriam transportar os funcionários chegaram e saíram vazios.
 

Bahia e Paraná

Os trabalhadores da Refinaria Landulpho Alves, na Bahia, cortaram a rendição às 15h30 de ontem. Os petroleiros anteciparam a greve devido ao fato de a Petrobras ter ingressado na refinaria uma equipe de gerentes e supervisores.

 

Petroleiros da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, que entrariam no turno desta manhã, aderiram à greve nacional da categoria e estão concentrados em frente à unidade.

 

Eles afirmam que quem fechou as portas foi a direção da Repar. "Nós queremos entrar para exercer o direito de greve no nosso posto de trabalho", disse o presidente do Sindicato dos Petroleiros do Paraná, Silvaney Bernardi. "Queremos exercer nosso direito de pelego e entrar na unidade." A intenção dos petroleiros é controlar internamente a produção. Os petroleiros esperam que a direção da Repar os chame para uma mesa de negociação
 

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para 156 municípios de todas as regiões

Neste domingo (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Sousa e Iguatu empatam sem gols na estreia da Série D do Brasileiro

Na tarde deste domingo (28), no Estádio Marizão, no Sertão paraibano, Sousa e Iguatu se…

28 de abril de 2024

57 postos de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024