A Paraíba o tempo todo  |

Saiba quais são as regiões da Paraíba com maiores níveis de atividades econômicas

Dados trazidos nesta semana pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e que tem como recorte temporal o quarto trimestre de 2019., revela que a região paraibana da Borborema e Agreste Central é a que tem mais pessoas ocupadas no estado. São 470 mil pessoas trabalhando ou desenvolvendo atividades econômicas como empregadores ou profissionais autônomos

Segundo o supervisor de Disseminação de Informações do IBGE na Paraíba, Jorge Alves, pela primeira vez, o levantamento permite a visualização de dados em caráter experimental de 146 estratos geográficos do Brasil e pode ser acessada em um painel interativo no Portal do IBGE, lançado ontem. Na Paraíba, foram incluídos quatro estratos: Agreste, Borborema e Agreste Central, Sertão e Zona da Mata. O recorte utilizado não inclui a cidade de João Pessoa.

O levantamento identificou 536 mil pessoas na força de trabalho, na Borborema e Agreste Central do estado, no período em análise. Para Jorge Alves, o grupo de força de trabalho inclui as pessoas que executam atividades no mercado de trabalho e as que estão em busca de empregos. Neste caso, a região tinha 66 mil pessoas desocupadas. Logo, a taxa de desocupação era de 12,3%.

Segundo Jorge Alves, o índice é resultado de um contexto econômico estrutural. “As economias dos estados nordestinos são mais frágeis do que as dos estados do Sul e do Sudeste. Naquelas localidades a economia é mais dinâmica, no que se refere à geração de postos de trabalho. Outro fator que tem influência é o aspecto conjuntural. Por exemplo, se uma empresa grande é fechada em uma cidade pequena, isto vai causar um impacto grande na economia local”, explica. Na Paraíba, 1,695 milhão de pessoas estavam no grupo força de trabalho no período.

Ainda na Borborema e no Agreste Central, do total de 470 mil pessoas ocupadas, 179 mil estão no setor privado, sendo 111 mil trabalhando com carteira assinada. Outras 67 mil pessoas estão no setor público. Taxa de desocupação O Sertão é a região com a menor taxa de desocupação (10,1%). Conforme o IBGE, 321 mil pessoas compunham a força de trabalho local, sendo 288 mil ocupadas e 32 mil desocupadas.

O setor público reunia 57 mil trabalhadores. Formalidade A formalização dos trabalhadores do setor privado é proporcionalmente maior na Zona da Mata paraibana. Das 86 mil pessoas trabalhando no setor privado, 59 mil têm carteira assinada, o que corresponde a um índice de 68%. A região tem 179 mil pessoas ocupadas e 35 mil desocupadas, com uma taxa de desocupação de 16,2%, a maior entre as quatro regiões pesquisadas.

A Zona da Mata conta com 22 mil pessoas empregadas no setor público. Agreste paraibano O Agreste tem uma força de trabalho de 219 mil pessoas, sendo 196 mil pessoas ocupadas e 23 mil pessoas desocupadas, o gera uma taxa de desocupação de 10,7%. Conforme o IBGE, 71 mil pessoas estão empregadas no setor privado. Contudo, 35 mil pessoas possuem emprego com carteira assinada, índice de formalização de 49,30%. O setor público emprega 35 mil pessoas. Veja os dados completos no link: file:///C:/Users/Micro/Downloads/pnact_2019_4tri.pdf

Da Redação com dados do IBGE

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe