A Paraíba o tempo todo  |

Representação do Ipea no NE é inaugurada

Solenidade será realizada às 16h, no CCSA da Universidade Federal da Paraíba

A primeira representação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no Nordeste será inaugurada, nesta terça-feira (13), na Paraíba. A solenidade acontecerá às 16h, no auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Um seminário sobre planejamento regional marcará a inauguração do escritório do Instituto na Paraíba.

A solenidade de inauguração da representação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada contará com a presença do secretário executivo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Ariel Pares, do presidente do Ipea, Márcio Pochmann e do representante do Ipea no Nordeste, Constantino Mendes. O superintendente do Ideme, Achilles Leal Filho, representará o Governo do Estado no evento.

O representante do Ipea no Nordeste afirmou que a Paraíba foi escolhida como sede do Instituto por estar em posição geográfica estratégica na Região. “A representação da Paraíba se encontra no meio do Nordeste. Temos uma posição bastante estratégica para alcançar os demais estados”, disse.

Além disso, a chegada do Ipea na Paraíba faz parte da política de redistribuição de representações de órgãos federais no Nordeste. “Em Fortaleza, tem o BNB, em Recife tem a Sudene e na Bahia existe a Petrobras. Agora, em João Pessoa existe o Ipea, que é uma representação de peso nacional”, declarou Constantino Mendes.

Antes mesmo da inauguração, técnicos do Ipea já estão trabalhando na Paraíba. Seis projetos estão em andamento na Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes), inclusive com a participação do Ideme.

“A Paraíba está inserida no projeto Gestão Municipal, que tem por objetivo analisar as ações planejadas pelas prefeituras para o desenvolvimento dos municípios. O outro projeto é dinâmica regional. Nesta ação, estamos analisando se ocorre ou não a redução das desigualdades sociais no Nordeste”, explicou Constantino Mendes.

Escritório na Paraíba

O superintendente do Ideme destacou que chegada do Ipea no Nordeste, com a instalação do escritório na Paraíba, fará com que o governo Federal possa desenvolver mais estudos e pesquisas que mostrem detalhadamente a realidade do Nordeste.

“As pesquisas do Ipea tinham dados mais amplos sobre a realidade brasileira. Agora, esses estudos vão abordar o contexto específico de cada estado do Nordeste”, declarou Achiles Leal. Segundo ele, a chegada do Ipea na Paraíba comprova a importância do Ideme como um dos principais institutos de pesquisa do Nordeste.

“Além de participar de estudos em parceria com a rede Anipes, o Ideme aumentou a parceria com o Ipea a partir da instalação do escritório na Paraíba, que funciona na sede do Ideme, em João Pessoa. Isso representa uma grande conquista para toda a Paraíba”, analisou Achilles Leal.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe