Categorias: Economia

Refis do Simples Nacional prejudica 125 mil empresas paraibanas, avalia diretor do Sebrae-PB

PUBLICIDADE

Após ter vetado um projeto que abriria ampla negociação de dívidas de empresas do Simples Nacional com a PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional), o presidente Jair Bolsonaro editou, na última terça-feira (11), uma portaria que permite a negociação. Em entrevista à imprensa o diretor técnico do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim avaliou como maléfica para o setor empresarial tal decisão.

Alberto Amorim destacou que a maior parte dos micro e pequenos empresas não se enquadram na “regra de ouro” para ter acesso ao benefício, que é estar com inscrição na dívida ativa da União. Assim, ficam de fora aqueles em fase administrativa de cobrança pela Receita Federal.

Aqueles que não estão, que é um volume muito grande, ainda terão que esperar uma outra oportunidade”, lamentou Amorim. Conforme dados da Receita Federal, atualizados em 08 de janeiro deste ano, a Paraíba conta com 180.419 mil microempreendedores individuais optantes do Simples Nacional.

Segundo o Portal Regularize da PGFN, o total de empresas e Pessoas Físicas na Paraíba constantes na dívida ativa é de 75.584 devedores. Destes, 55.256 registros são de débitos tributários. Ou seja: 125.163 ficam de fora do Refis do governo.

Regras

Segundo a portaria, as empresas do Simples Nacional terão até 31 de março para aderir à negociação. Quem optar pela modalidade precisará pagar uma entrada equivalente a 1% do valor negociado, em até oito parcelas.

O saldo restante da dívida deverá ser quitado em até 137 prestações, com descontos de até 100% em juros, multas e encargos. O abatimento, porém, não pode ser maior que 70% do valor total da dívida (principal mais as correções).

Na transação tributária, o valor do desconto é definido caso a caso pela PGFN, de acordo com a capacidade de pagamento do devedor. A mesma lógica será aplicada no caso da portaria focada nas empresas do Simples Nacional. Caso a empresa tenha tido perdas durante a crise provocada pela pandemia da Covid-19, isso será computado como um redutor da capacidade de pagamento da companhia.

Há ainda a possibilidade de aderir à transação de pequeno valor (para débitos de até R$ 72.720), com entrada de 1% e descontos de até 50%, conforme o prazo escolhido para pagamento.

Prorrogação

De acordo com a Folha, o governo estuda a prorrogação do prazo para a regularização desses débitos, para 31 de março ou 29 de abril, dando tempo para que o Congresso reverta o veto ao Refis. A derrubada do veto tem sido defendida pelo próprio presidente da República.

Para essa prorrogação, é necessária a aprovação de uma resolução pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, formado por representantes do governo federal, de estados, de municípios e do Sebrae. O mesmo expediente já foi adotado em outros anos.

Um prazo maior de regularização ajuda as empresas porque afasta o risco de elas serem excluídas após optarem pelo regime simplificado. Hoje, as duas etapas (opção e regularização) precisam ser cumpridas até 31 de janeiro.

Da Redação com assessoria

Últimas notícias

Mesmo com derrota para Botafogo, Treze só depende de suas forças para avançar para as semifinais do Paraibano

Ocupando a 4ª colocação do Campeonato Paraibano com 12 pontos, o Treze não faz a…

22 de fevereiro de 2026

Segunda noite de desfile de ala ursas encerra Carnaval Tradição neste domingo

Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa terminam na noite deste domingo (22) com…

22 de fevereiro de 2026

Após quase 30 anos de acidente aéreo, corpos dos cinco ‘Mamonas Assassinas’ serão exumados

Nesta segunda, 23, serão exumados os corpos dos cinco Mamonas Assassinas — a banda que…

22 de fevereiro de 2026

Mulher é baleada no rosto durante tiroteio no bairro José Américo, em João Pessoa

A madrugada deste domingo (22) foi marcada por um tiroteio no bairro do José Américo,…

22 de fevereiro de 2026

Suspeito de atirar em mulher no José Américo é preso com várias armas após perseguição policial

O homem suspeito de balear uma mulher no bairro do José Américo, em João Pessoa,…

22 de fevereiro de 2026

Última rodada do Paraibano define classificados para semifinais e sacramenta rebaixamento de dois

A rodada mais emocionante do Campeonato Paraibano 2026 será disputada neste domingo (22), e com…

22 de fevereiro de 2026