O Brasil teve a maior inflação para fevereiro em 22 anos. E o principal responsável pela inflação é o governo! Quando o governo injeta dinheiro na economia sem ampliação da oferta de produtos, aumenta-se o preço dos produtos (inflação).
A lógica é simples: se se tem mais dinheiro em circulação para comprar a mesma quantidade de produtos, há um aumento generalizado dos preços.
O governo emite moeda por meio de aumento de salários, financiamento de obras públicas, concessão de créditos subsidiados, etc. As formas da gastança são inúmeras. E o atual governo Lula é uma máquina de gastos.
Ontem, quando saiu um alto índice de inflação, Lula – por meio de medida provisória – agia para injetar bilhões na economia via crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privada. Para o PT, toda gastança vale para aumentar popularidade e ganhar eleição.
A conta chega: aumentar a quantidade de moeda em circulação sem ampliar a oferta de produtos resulta em aumento de preços. E quem mais sofre com esse “imposto” da irresponsabilidade do governo é sempre o mais pobre.
Populismo e irresponsabilidade monetária empobrecem a população: a moeda desvaloriza e os produtos ficam mais caros. O discurso da “picanha” sem responsabilidade fiscal é retórica vazia. Com esse governo, o “amor” custa muito caro!
Anderson Paz