A partir de 1º de abril, empresas que vendem a órgãos públicos só usarão esse tipo de documento
A partir do dia 1º de abril, empresas que realizam vendas para órgãos públicos da administração direta e indireta (federal, estadual e municipal), só poderão fazê-lo mediante a nota fiscal eletrônica. Estão nesse universo 6.438 contribuintes. A Secretaria de Estado da Receita faz um alerta para que eles acessem o site www.receita.pb.gov.br/portalnfe onde constam todas as orientações para a emissão da nota fiscal eletrônica.
No mesmo site poderá ser encontrada também a relação das empresas que ficarão obrigadas a emitir o documento eletrônico pela atividade econômica que exerce. Constam desse grupo 1249 empresas.
De acordo com a Gerência de Arrecadação e Informações Fiscais, atualmente são emitidas, em todo estado, cerca de 700 mil notas fiscais eletrônicas. Número que deverá ultrapassar um milhão por mês, a partir do próximo dia 1º de abril.
Na Paraíba, a nota fiscal eletrônica já é uma realidade para 2.170 empresas. A Souza Cruz é uma delas. Foi o primeiro empreendimento no Estado a implantar o novo serviço e, segundo a Gerência de Tributos Indiretos da empresa, desde abril de 2008 até agora já foram emitidos cerca de 220 mil documentos eletrônicos na Paraíba. No Brasil são 21 milhões.
Para o gerente de Tributos, Gilson Cinelli, as vantagens de substituir a nota fiscal de papel pelos documentos eletrônicos estão relacionadas com a uniformização do processo em todos as unidades da Federação; a redução de custo de impressão, motivada pela eliminação das vias adicionais da nota fiscal, e com o gerenciamento do arquivo físico.
Secom-PB
Igreja Católica defende habitação como porta de entrada à cidadania. A Conferência Nacional dos Bispos…
O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) se manifestou publicamente, através de nota publicada…
O senador participou de uma inspeção as obras nesta quarta-feira. O Senador Veneziano Vital do…
O ex-presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macedo, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve apreciar nos próximos dias o Projeto de Lei…
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou o…