Categorias: Economia

Receita de João Pessoa divulga novos vídeos para facilitar acesso ao novo Portal do Contribuinte

PUBLICIDADE

A Secretaria da Receita da Prefeitura de João Pessoa publicou, por meio do perfil institucional da rede social Instagram (@prefjoaopessoa), vídeos ensinando o contribuinte como realizar os principais serviços solicitados no Portal do Contribuinte do novo Sistema Tributário do Município (https://receita.joaopessoa.pb.gov.br/portal-serem). Através destes vídeos explicativos, o cidadão é orientado sobre como proceder para gerar guias de IPTU e TCR, como solicitar guia de ITBI, como cadastrar e emitir nota fiscal avulsa e, também, como emitir certidão negativa.

Os vídeos, que contam com a apresentação do secretário executivo da Receita, Adenílson Ferreira, também estão sendo disponibilizados no Youtube e podem ser acessados através do próprio Portal do Contribuinte. “Criamos estes vídeos com o intuito de facilitar a compreensão dos contribuintes sobre como proceder para realizar alguns dos serviços mais procurados por eles ao acessar o Portal. Estamos neste período ainda de início de uso do novo sistema e de adaptação dos contribuintes sobre como utilizá-lo, mas estes vídeos auxiliam para que eles consigam gerar estas guias de forma online, sem precisar se deslocar ao atendimento da Receita”, afirmou.

O secretário explica que o objetivo do Sistema Tributário é de modernizar o atendimento da Receita ao ponto de cada contribuinte ter acesso a todos os serviços de forma online. O atendimento presencial da Receita funciona no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, de 8h às 14h, através da distribuição de até 350 fichas diariamente. “Com o Portal do Contribuinte, o cidadão já tem acesso a diversos serviços online, tanto através do computador como também do próprio celular. Antes de procurar o atendimento presencial, ele pode buscar solucionar suas demandas pelo Portal de qualquer lugar onde estiver. E em caso de dúvidas, estes vídeos lançados podem ajudar”, disse.

Guias de IPTU e TCR – Para gerar as guias do IPTU ou TCR pelo computador ou celular, o contribuinte precisa ter acesso ao número de inscrição do imóvel, que pode ser encontrado em guias de anos anteriores. A inscrição do imóvel é composta por seis números e mais um dígito verificador (ex: 123456-0). Mas, para acessar as informações do imóvel, basta digitar os seis primeiros números. Além disso, para emitir a guia, o navegador utilizado para acessar a internet, como Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge, Safari e Opera, por exemplo, deve permitir Pop-Ups. Esta informação pode ser encontrada nas ‘configurações de privacidade ou conteúdo’ do navegador.

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Desculpa de perdedor”, dispara Wellington Roberto após acusações de Nilvan Ferreira sobre falta de apoio em 2022

O deputado federal Wellington Roberto (PL) respondeu, nesta sexta-feira (12), às declarações feitas pelo comunicador…

12 de dezembro de 2025

Wilson Santiago confirma alinhamento para representante do Republicanos presidir próximos dois biênios da ALPB

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) confirmou, nesta sexta-feira (12), que já existe um entendimento…

12 de dezembro de 2025

Ministro da Educação, Camilo Santana cumpre agenda em JP, CG e Bayeux na próxima semana

Na próxima segunda-feira (15), o ministro da Educação, Camilo Santana desembarca no Agreste paraibano, na…

12 de dezembro de 2025

Natal Iluminado: PMCG celebra Dia do Forró no Parque Evaldo Cruz; confira programação

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste sábado, 13,…

12 de dezembro de 2025

Obras da Orla Sul devem ser concluídas em fevereiro de 2026, avalia Cícero Lucena

O projeto Orla Sul, de duplicação de vias e urbanização em toda extensão do acesso…

12 de dezembro de 2025

Aposentados e pensionistas da PB já receberam de volta mais de R$ 73 milhões por descontos não autorizados do INSS

Mais de R$ 73,56 milhões já foram devolvidos pelo Governo do Brasil a aposentados e…

12 de dezembro de 2025