O governo pode liberar a utilização do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para o pagamento de prestações atrasadas do financiamento da casa própria.
A permissão faz parte de um projeto de lei do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) que será avaliado na próxima quarta-feira pela CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado.
No relatório, Oliveira observa que a medida é justa, mas ressalta que é necessário evitar que o benefício estimule o aumento da inadimplência nos financiamentos habitacionais. Por isso, apresentou emenda restringindo a apenas duas as movimentações do FGTS com esse propósito.
A proposta prevê, ainda, que o trabalhador comprove ter sofrido redução de renda, o que justificaria recorrer ao FGTS para não perder a casa própria.
Educação
Outro projeto que consta na pauta da CAS, também apresentado por Oliveira, foi apresentado para permitir a utilização dos recursos do fundo no pagamento de encargos educacionais do trabalhador e de seus dependentes, desde que o titular da conta vinculada tenha renda mensal igual ou superior a R$ 1 mil e inferior a R$ 4 mil. Na Câmara dos Deputados também tramita uma proposta com o mesmo objetivo.
Band
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai anunciar, no próximo dia 12…
Viver com um salário mínimo no Brasil é uma luta diária pela sobrevivência, exigindo malabarismo financeiro…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (09), um alerta de baixa umidade…
A Polícia Militar apreendeu três adolescentes, na manhã desta terça-feira (9), no conjunto Gervásio Maia,…
Um homem foi preso em flagrante na noite dessa segunda-feira (08) por porte ilegal de…
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (09), uma operação que investiga um…