Categorias: Economia

Programa irá aumentar renda de beneficiários do Bolsa Família

PUBLICIDADE

Para estimular o aumento da renda dos beneficiários do Bolsa Família, o governo lança amanhã (26) o programa Plano Progredir que, além de capacitação, vai disponibilizar R$ 3 bilhões por ano em linha de microcrédito. Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, a meta inicial do programa é atender, nos próximos 12 meses, entre 1 milhão e 1,5 milhão de famílias cadastradas no Bolsa Família. Atualmente, 13 milhões de famílias recebem o benefício.

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, diz que programa vai ajudar beneficiários do Bolsa Família a aumentar rendaValter Campanato/Agência Brasil
“O objetivo é que essas pessoas possam progredir, ter uma vida melhor, uma renda melhor. Acho que o Bolsa Família não é objetivo de vida de ninguém. A média do Bolsa Família é de R$ 180. [O programa] é para evitar que as famílias mais pobres cheguem à miséria. Um programa para que essas pessoas possam se manter enquanto não tiverem outra opção. O que estamos buscando é dar outra opção”, disse Osmar Terra.

 

De acordo com o ministro, a adesão ao Progredir e o eventual aumento da renda, caso o beneficiário consiga um emprego, não acarretará na exclusão imediata do Bolsa Família. “Não vai ter exclusão automática de ninguém do programa. Vamos, inclusive, manter o Bolsa Família por dois anos para quem conseguir emprego com carteira assinada e ganhar até dois salários mínimos. Teremos uma série de regras que garantam que essas pessoas tenham o Bolsa Família enquanto precisarem, mas que elas possam almejar ter uma vida melhor”, argumentou o ministro. Além disso, as famílias que deixarem o Bolsa Família mas, posteriormente, perderem a nova fonte de renda poderão voltar a receber o benefício.

 

Segundo Osmar Terra, em parceria com o programa, grandes empresas disponibilizarão vagas de empregos especificamente para beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único. “Os maiores empregadores do Brasil estabelecerão uma cota de emprego para o público do Bolsa Família. Estamos com um amplo programa de capacitação de mão de obra com o Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego], Sistema S, vários níveis de capacitação. Teremos programa de qualificação, empreendedorismo e geração de emprego”.

 

As informações sobre o programa serão repassadas às famílias pelo sistema de pagamentos, pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e também pela internet. “As pessoas vão poder se cadastrar em um portal que vamos criar, regionalizado, em que as pessoas interessadas em emprego se cadastrem e as empresas oferecem as vagas. Isso vai ser um salto importante no que tem hoje em relação ao programa”, explicou Terra.

 

A cerimônia de lançamento do programa está marcada para amanhã (26), às 11h, no Palácio do Planalto.

 

Agência Brasil

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Humberto Costa projeta para próxima 2ª decisão sobre futuro do PT em João Pessoa

O senador Humberto Costa (PT-PE), coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral do Partido dos Trabalhadores…

7 de maio de 2024

Couto anuncia nova reunião do GTE do PT para tentar definir rumos da sigla em João Pessoa

Mais um capítulo na novela que tem se transformado a decisão do PT da Paraíba…

7 de maio de 2024

Para manter uniadde, Efraim Filho sugere que Romero indique vice na chapa de Bruno

O senador da República, Efraim Filho (União Brasil), destacou, durante uma entrevista ao programa Frente…

7 de maio de 2024

PL para zoneamento urbano em João Pessoa: prefeito Cícero veta emenda polêmica

Na semana passada, os vereadores de João Pessoa aprovaram um projeto do Executivo que visa…

7 de maio de 2024

Conselheira tutelar de Patos é destituída do cargo pela Justiça por várias irregularidades

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) manteve a destituição de…

7 de maio de 2024

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses de março para abril

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa registrou redução no…

7 de maio de 2024