A Secretaria de Defesa do Consumidor de Patos divulgou na manhã desta
quinta-feira, 12, os números de atendimentos realizados para a população
que buscou os serviços do órgão nesses oito primeiros meses de gestão.
De acordo com a secretária municipal de defesa do consumidor, Ana Lígia
Peixoto, os dados são satisfatórios e demonstram o perfil conciliador da
instituição. “Foi muito proveitoso, produtivo, e estamos trabalhando como
rege o Departamento Nacional de Defesa do Consumidor, vinculado ao
Ministério da Justiça. Estamos alcançando as metas estabelecidas e a
população reconhece a importância do Procon e cada vez mais busca os nossos
serviços, fazendo valer os seus direitos”, disse.
Em oito meses, o Procon Municipal realizou mais de 3360 atendimentos. A
secretaria de defesa do consumidor trabalha com três tipos de atendimento,
sendo o Extra Procon, que são os casos que não se referem ao direito do
consumidor, mas que a secretaria indica o melhor caminho a ser tomado para
resolução do problema; o Atendimento Preliminar, que são casos onde a
resolução do problema é imediata e, na grande maioria das vezes, resolvida
por telefone; e a Reclamação Fundamentada, quando é aberto procedimento
administrativo onde ocorrem audiências de conciliação e até mesmo
encaminhamento para via judicial.
Ana Lígia Peixoto destacou ainda a importância do aumento no número de
Atendimento Preliminar, já que vai ao encontro com o objetivo dos órgãos de
defesa do consumidor, que é a conciliação e resolução dos conflitos. “Os
números são positivos, pois estamos resolvendo as demandas através do
diálogo. A população está de parabéns e as empresas da nossa cidade também,
já que estão percebendo e participando cada dia mais dos diálogos
promovidos por nós”, afirmou.
*Atendimentos*
*Total*
Atendimento Preliminar
1600
Extra Procon
960
Reclamação Fundamentada
800
* *
*Total*
* *
*3360*
Ascom