O Procon-JP dará continueidade, hoje (11), ao Mutirão de Renegociação de Dívidas, oferecendo aos consumidores pessoenses uma oportunidade de quitar seus débitos bancários e regularizar a situação financeira. O atendimento será realizado de forma presencial no SAC da sede do Procon-JP, localizado na Avenida Pedro I, nº 472, das 8h às 17h, ou, para maior comodidade, de forma virtual, através do WhatsApp (83) 98665-0179.
O mutirão, que já iniciou na segunda-feira (10) com atendimento exclusivo para mulheres, faz parte das comemorações do Dia Mundial do Consumidor, celebrado no dia 15 de março. A ação tem como objetivo ajudar consumidores em situação de endividamento a renegociar as dívidas em atraso com bancos e financeiras.
Segundo o secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Júnior Pires, o mutirão não abrange pessoas que tenham dado bens como garantia ou aquelas cujas dívidas já estejam prescritas. “É necessário que o consumidor comprove a dívida e tenha condições de negociar, sem comprometer o orçamento familiar”, afirmou o secretário.
Para participar do mutirão, é preciso apresentar documentos pessoais como Carteira de Identidade (RG), CPF, comprovante de residência e os documentos relativos à dívida (como contrato), além de fornecer um número de telefone e endereço de e-mail para contato posterior. Esses dados ajudarão na avaliação das propostas de acordo pelas instituições financeiras.
O Procon-JP informou que se comprometerá a oferecer um atendimento ágil durante o período de 11 a 15 de março, com o objetivo de promover o equilíbrio financeiro das famílias endividadas. “Buscamos intermediar as melhores condições de negociação, como a redução de juros e multas, e tentaremos garantir o maior número possível de parcelas”, destacou Júnior Pires.
O encerramento do Mutirão será no Parque Solon de Lucena (Lagoa), no dia 15 de março, das 8h às 13h, com um grande evento que contará com mais do que consultoria jurídica. Haverá parcerias com diversas secretarias da Prefeitura Municipal, como a Saúde (SMS), que realizará aferição de pressão arterial e glicose; o Meio Ambiente (Semam), que distribuirá mudas; e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que organizará atividades culturais e fornecerá tendas e cadeiras para o público.
Redação