Procon-JP orienta consumidor para fazer compra segura do presente do Dia das Mães

O consumidor que vai presentear no Dia das Mães, comemorado este ano no próximo domingo (08), deve tomar alguns cuidados para realizar uma compra segura. Tradicionalmente, esta é uma das datas em que mais se registra aumento no fluxo de consumo e, para evitar prejuízos futuros, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa dá dicas e orientações.

O primeiro alerta do Procon-JP se refere a uma dúvida bastante frequente dos consumidores: a exigência de parcela mínima para compras no cartão de crédito, o que é ilegal, da mesma forma que não se pode fixar um valor mínimo para a mesma modalidade de pagamento para o vencimento ou no débito automático. Se um estabelecimento aceita pagamento com cartão de crédito ou débito, será obrigado a aceitá-lo para qualquer valor de compra e para qualquer produto.

Uma das formas para prevenir possíveis conflitos consumeristas, seja em compras no comércio físico ou no virtual, o consumidor deve se informar sobre o desejo ou necessidade da homenageada. “Esse tipo de cuidado pode evitar uma futura dor de cabeça, porque pode evitar a troca do produto, algo comum após os momentos de grande consumo”, aconselha o secretário Rougger Guerra.

Além disso, ele orienta a quem pretende presentear com roupa ou calçado, a ter certeza do tamanho e da cor preferida da presenteada. “É interessante observar essas questões porque a loja física não tem a obrigação de trocar o presente se a pessoa não gostou, a não ser que haja algum defeito. E quem escolheu presentear com perfume, o conselho é o mesmo; saber antes que tipo de fragrância porque uma troca não pode se basear no argumento de que não se gostou do cheiro do perfume”, informa o titular do Procon-JP.

Atenção para trocas – De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), não há a obrigatoriedade dos fornecedores trocarem os produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto quando se trata de compra nas lojas físicas. O estabelecimento só é obrigado a trocar a mercadoria caso tenha se comprometido com o cliente, como uma política da própria loja e, por isso, o consumidor deve ficar atento se a empresa dá um prazo, independente do motivo. Geralmente isso está especificado, seja por aviso nas dependências da própria loja ou mesmo no cupom fiscal, por exemplo.

Última hora – Outra orientação é quanto a não deixar a compra do presente para a última hora. “Quem compra com pressa corre o risco de deixar passar algum defeito ou mesmo não considerar o gosto da presenteada”, lembra o secretário, acrescentando que, em caso de defeito do produto, se for o caso, o consumidor deve ir direto à assistência técnica, que tem um prazo de 30 dias para o conserto ou a troca.

Internet – Quanto às compras pela internet, Rougger Guerra esclarece que o produto deve ser devolvido dentro de sete dias, contados a partir do recebimento, caso o consumidor constate algum problema ou não goste da mercadoria (o chamado direito de arrependimento). “A diferença em compras pela internet é que o consumidor não manuseia o produto, daí é maior o risco de vir com defeito ou mesmo de não gostar. Nesses casos, o fornecedor é obrigado a proceder a troca em sete dias ou fazer a restituição do dinheiro, com a correção do valor atualizada”, disse.

Pesquisas – Mais uma orientação do secretário é a de levantar os preços em mais de um local para encontrar o produto mais barato. Ele chama a atenção para as pesquisas de preços do Procon-JP. “Até a próxima quarta-feira, estaremos divulgando pesquisas de preços dos produtos mais procurados para presentear as mães, como celulares, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, perfumes e arranjos de flores. Nossas pesquisas completas podem ser conferidas nos sites joaopessoa.pb.gov.br e proconjp.pb.gov.br”.

 

Da Redação com Assessoria

Últimas notícias

Resultado da chamada regular do Sisu 2026 está disponível; saiba como consulta

Notas divulgadas. Listas prontas. E as portas da universidade abertas. O resultado da chamada regular…

29 de janeiro de 2026

BC mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida

Apesar do recuo da inflação e do dólar, o Banco Central (BC) não mexeu nos…

29 de janeiro de 2026

Polícia Militar prende casal suspeito de assaltos no bairro de Intermares, na cidade de Cabedelo

Policiais do 21º Batalhão prenderam, ontem (28), um casal que estaria praticando assaltos no bairro…

29 de janeiro de 2026

Botafogo vence, Treze perde e Campinense empata pelo Paraibano

Um rodada de muitos gols, um deles, nos acréscimos. E com novo líder do campeonato.…

29 de janeiro de 2026

Vai faltar água hoje nas cidades de JP, Bayeux e Santa Rita; confira os locais

Por meio de comunicado a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) afirmou que…

29 de janeiro de 2026

Hugo Motta reúne líderes partidários e define a pauta da Câmara após recesso; veja os principais itens

Por meio das suas redes sociais, na noite de ontem (28), o presidente da Câmara,…

29 de janeiro de 2026