O serviço de atendimento ao consumidor (SAC), do Procon Municipal de Campina Grande registrou no primeiro semestre de 2010 o total de 2080 atendimentos, sendo 1.300 reclamações registradas e 129 empresas penalizadas por não atenderem ao pleito dos consumidores. Dentre elas estão instituições públicas e privadas, bancos, lojas, entre outros.
Por mês, o Órgão instaura mais de trezentos processos administrativos por descumprimento às leis do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC). As reclamações junto ao órgão têm aumentado consideravelmente a cada ano.
Segundo a Coordenadora do Procon, Glauce Jácome, o aumento de reclamações deve-se ao conhecimento dos consumidores sobre os seus direitos, e a ação rápida e efetiva do Procon nos problemas relacionados ao consumo de produtos e serviços.
No segundo semestre de 2010, após a implantação do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (SINDEC), o Procon registrou 2020 atendimentos, destes, 1149 foram reclamações registradas. O ranking mostra que as áreas mais demandadas são: Assuntos financeiros (Bancos, cartões de crédito) lideram com 542 registros (37,41%).
Em segundo lugar Produtos com 442 (30,50%) e Serviços essenciais com 352 (24,29%). No gráfico geral do Cadastro de reclamações, as empresas mais demandadas foram o Banco Paraná (112), Bompreço (77), Oi (55).
Fiscalização
As ações de fiscalizações do Procon Municipal a instituições que de alguma forma infringem as normas do CDC são contínuas, como medida de assegurar a proteção aos direitos do consumidores.
Em 2010, foram realizadas mais de mil diligências, que incluíram a visita dos fiscais em instituições, lojas, escolas, postos de combustíveis e outras empresas para apurar denúncias. Destas, foram identificadas 338 infrações, sendo elas: Precificação (97); Fila (77); Produto vencido (48); Empacotador (36); Cartão/Dinheiro (26); Publicidade enganosa (5).
Em relação aos Bancos, a reclamação mais freqüente é da longa espera para atendimento junto aos caixas (Lei da Fila: 23%), reclamação esta que se estende a rede de supermercados Bompreço. Os mais reclamados são: Banco do Brasil (44); Hiper Bombreço (18); Caixa econômica (8); Bradesco/ Real (4); Unibanco/Itaú.
Para 2011, o órgão pretende realizar 15 mil atendimentos e campanhas educativas para estimular a busca pelo direito, conscientizando cada vez mais a população para denunciar os abusos e as infrações nas relações de consumo.
O atendimento do Procon funciona de segunda a sexta, das 8 às 18h na Rua Afonso Campos, 304, Centro. O consumidor também pode acionar o Órgão através do disque denúncia 151, ou ainda no telefone 8825 5525 (demais dias e horários).
Codecom/CG
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