Categorias: Economia

Presidente do Sindtaxi fala das dificuldades da categoria na Paraíba e como vêm se sobressaindo sobre os Ubers

PUBLICIDADE

As coisas não andam fáceis para os taxistas de João Pessoa. Fatores como o alto custo dos combustíveis e da manutenção dos veículos, além da forte concorrência de aplicativos, tem reduzido a receita desses profissionais e levado muitos a desistirem desse tipo de trabalho. É o que afirma o presidente do Sindicato dos Taxitas da Paraíba (Sindtaxi), Adauto Braz, e também o chefe da Divisão de Transportes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), Leonardo Campos. Segundo Leonardo, a Semob-JP recebe, em média, dez solicitações de transferência de alvará por mês.

 

A transferência de alvará ocorre quando um taxista registrado na prefeitura desiste do direito de ter um táxi em seu nome e passa-o para outra pessoa. João Pessoa tem 1.440 permissões concedidas através desses alvarás, de modo que o número de alvarás permanece o mesmo, mas os titulares não.

 

Leonardo contou que logo que surgiram os primeiros aplicativos de transporte que rivalizaram com os táxis, os pedidos de transferência eram muitos, mas agora a situação já se acalmou um pouco. Ele acredita, no entanto, que os aplicativos não são os únicos culpados, já que a crise financeira e os altos custos de combustível e manutenção também contribuem. Leonardo disse ainda que no momento de 30 a 40 alvarás estão parados, pois os titulares sinalizaram que iriam realizar a transferência para outro veículo, ou para outra pessoa, e ainda não o fizeram.

 

“Já soube de histórias de taxistas que tiveram o veículo tomado porque era financiado e não estavam podendo pagar”, comentou. O presidente do Sindtaxi, Adauto Braz, confirmou as dificuldades. Ele disse que, embora dezembro seja um mês em que tradicionalmente o movimento melhora, muitos taxistas devem optar por não usar a bandeira 2 neste mês.

 

Adauto explicou ainda que os taxistas têm conseguido se sobressair em alguns pontos. “Temos viajado muito, porque o preço da viagem de Uber é muito alto. Viajar de táxi sai mais barato”, afirmou. Ele também ressaltou que muitos dos passageiros de táxi hoje em dia, são ex-clientes de aplicativos, que já tiveram problemas e resolveram voltar a usar o serviço mais tradicional.

 

 

 

 

 

Redação

 

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Nas redes sociais, Tovar nega desligamento do grupo Cunha Lima, mas reitera que se racha com Bruno ocorrer, ficará com Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) utilizou suas redes sociais para esclarecer recentes rumores…

16 de maio de 2024

DATA E LOCAL MARCADOS: Pré-candidatura de Inácio Falcão a prefeito de Campina Grande será lançada nesta segunda-feira

O lançamento da pré-candidatura a prefeito de Campina Grande do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB)…

16 de maio de 2024

Presidente do PSDB/PB reconhece que Romero ainda é o principal cabo eleitoral de CG

Na tarde desta quarta-feira (15), o deputado estadual Fábio Ramalho reconheceu em uma entrevista ao…

16 de maio de 2024

João Azevêdo entrega Ponte do Abacaxi em Itapororoca e leva melhoria ao tráfego na região

O governador também inspecionou obras de implantação de rodovia e de construção do Cidade Madura…

16 de maio de 2024

Chico Mendes abre portas para Romero e diz que grupo de João está consolidado em unir oposições em CG

Na busca pela unidade da oposição em Campina Grande, o deputado estadual Chico Mendes (PSB),…

16 de maio de 2024

Clubes gaúchos pedem paralisação total da Série C até o fim de maio

Em meio a volta da elevação do nível do rio Guaíba e previsão de piora…

16 de maio de 2024