Categorias: Economia

Presidente do Sindtaxi fala das dificuldades da categoria na Paraíba e como vêm se sobressaindo sobre os Ubers

PUBLICIDADE

As coisas não andam fáceis para os taxistas de João Pessoa. Fatores como o alto custo dos combustíveis e da manutenção dos veículos, além da forte concorrência de aplicativos, tem reduzido a receita desses profissionais e levado muitos a desistirem desse tipo de trabalho. É o que afirma o presidente do Sindicato dos Taxitas da Paraíba (Sindtaxi), Adauto Braz, e também o chefe da Divisão de Transportes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), Leonardo Campos. Segundo Leonardo, a Semob-JP recebe, em média, dez solicitações de transferência de alvará por mês.

 

A transferência de alvará ocorre quando um taxista registrado na prefeitura desiste do direito de ter um táxi em seu nome e passa-o para outra pessoa. João Pessoa tem 1.440 permissões concedidas através desses alvarás, de modo que o número de alvarás permanece o mesmo, mas os titulares não.

 

Leonardo contou que logo que surgiram os primeiros aplicativos de transporte que rivalizaram com os táxis, os pedidos de transferência eram muitos, mas agora a situação já se acalmou um pouco. Ele acredita, no entanto, que os aplicativos não são os únicos culpados, já que a crise financeira e os altos custos de combustível e manutenção também contribuem. Leonardo disse ainda que no momento de 30 a 40 alvarás estão parados, pois os titulares sinalizaram que iriam realizar a transferência para outro veículo, ou para outra pessoa, e ainda não o fizeram.

 

“Já soube de histórias de taxistas que tiveram o veículo tomado porque era financiado e não estavam podendo pagar”, comentou. O presidente do Sindtaxi, Adauto Braz, confirmou as dificuldades. Ele disse que, embora dezembro seja um mês em que tradicionalmente o movimento melhora, muitos taxistas devem optar por não usar a bandeira 2 neste mês.

 

Adauto explicou ainda que os taxistas têm conseguido se sobressair em alguns pontos. “Temos viajado muito, porque o preço da viagem de Uber é muito alto. Viajar de táxi sai mais barato”, afirmou. Ele também ressaltou que muitos dos passageiros de táxi hoje em dia, são ex-clientes de aplicativos, que já tiveram problemas e resolveram voltar a usar o serviço mais tradicional.

 

 

 

 

 

Redação

 

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Últimas notícias

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Paraibano Tiquinho Soares é anunciado pelo Mirassol para disputa da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Trânsito da capital sofre alterações nesse domingo para realização da 5ª Corrida Contra o Câncer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…

21 de fevereiro de 2026

Sara Cabral recupera direitos políticos e pode disputar eleições em 2026

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026