O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba – FAMUP, Tota Guedes, lamentou a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nas prefeituras municipais.
Ele afirmou que a queda é extremamente preocupante, pois se esperava que os municípios recebessem em torno de 2,5% por cento a mais do que o mês de agosto, que segundo ele, já foi muito baixo.
– É de extrema preocupação, pois esse ano os municípios estão recebendo menos do que o ano de 2014, em torno de 2,5%, com os atenuantes do aumento da gasolina, da energia, dos medicamentos e a volta inflação. Os municípios estão governado com menos repasses e mais gastos– pontuou.
Tota destacou que deve haver uma mobilização dos gestores na questão do Pacto Federativo, afirmando que o modelo utilizado pelo Governo Federal está ultrapassado.
– Esse modelo do Governo Federal de ficar com mais 60% das receitas e os municípios só com 16% está o ultrapassado e é desumano. Isso precisa ser mudado, pois no município é onde vive o cidadão. Tem que haver uma sensibilidade do Governo Federal e do congresso Nacional para mudar essa responsabilidade – comentou.
Redação








