Cinco novos prefeitos e dois reeleitos nas últimas eleições estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (1º), para discutir o desenvolvimento territorial da região do Vale do Piancó, junto a representantes do Sebrae, Emater, Banco do Nordeste, IFPB e Caixa Econômica, na cidade de Itaporanga, no Sertão da Paraíba. A microrregião do Vale do Piancó é composta por 18 municípios e, através de parcerias, trabalha para se desenvolver através de estratégias para o fomento e fortalecimento das atividades produtivas geradoras de emprego e renda.
O encontro aconteceu no auditório da agência do Sebrae em Itaporanga e a abertura foi feita pela gerente regional, Anna Stefânia Rodrigues, que agradeceu a presença de todos os participantes, como os prefeitos, os representantes dos que não puderam comparecer, as instituições parceiras e os agentes de desenvolvimento. “Esse desafio só está começando e o pontapé inicial foi dado no final de 2015. O Sebrae quer integrar e envolver os gestores públicos municipais nas transformações locais”, disse Anna.
O diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, fez questão em participar do encontro pela segunda vez, em Itaporanga. Ele destacou que o Sebrae acredita no potencial do Vale do Piancó e assim vem trabalhando pelo fortalecimento da governança local. “Para que a gente possa fazer mais, possa fazer melhor, temos que somar. Assim, de fato vamos multiplicar as coisas, alcançando coisas que historicamente até hoje não alcançamos. Queremos mudanças reais e corretas, tendo objetivos, já que essa é a necessidade da região”, comentou.
Representando a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da regional do Vale, Maria de Lourdes Pereira explanou sobre os índices positivos dos municípios que optam pelo acompanhamento da Emater. Já o Diretor Técnico da Emater-PB, Vlaminck Paiva Saraiva, falou logo em seguida sobre a extensão rural, e a importância dela para o Vale do Piancó. “Aos 65 anos de existência, a extensão rural hoje está presente nos 223 municípios da Paraíba. Possuímos um leque de profissionais multidisciplinares que acompanham todas as nossas ações e isso é de suma importância para o Vale, além das políticas públicas em favor da agricultura familiar”, pontuou.
Já o consultor do Sebrae Paraíba, Arnaldo Júnior, discutiu com os participantes as estratégias para promover o Desenvolvimento Territorial, exemplificando com histórias de sucesso de outros municípios e regiões que acreditaram na sua promoção do desenvolvimento econômico local. Para o Prefeito eleito de Itaporanga, Divaldo Dantas, é acreditando no potencial da região que o Vale do Piancó poderá viver outra realidade. “Nossa região é muito rica, só precisamos explorá-la”, pontuou.
No encerramento das atividades foi aberto um debate entre os participantes que puderam tirar dúvidas, opinar e se inteirar das formas corretas para praticarem a promoção do desenvolvimento da região.
Ascom
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…
Em um tempo da história, eles eram disputados. Indispensáveis para encurtar distância. Uma das raras formas…
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) anunciou que permanecerá em estado…
O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…
O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…