Os preços dos produtos de linha branca caíram mais do que a inflação, por conta da redução da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
O IPC-10, índice de preços da FGV (Fundação Getulio Vargas), teve uma queda de 2,18% entre abril e outubro. No mesmo período, as máquinas de lavar tiveram uma diminuição de preços de 7,64%, a maior registrada entre os produtos de linha branca.
A tendência foi seguida pelos refrigeradores e freezers (-6,45%) e pelos fogões (-2,77%), segundo mostraram os dados divulgados nesta sexta-feira (30).
Redução dos preços
O IPI caiu de 15% para 5% no caso dos refrigeradores, enquanto os fogões tiveram corte de 5% para zero e as lavadoras, de 20% para 10%.
Para o economista da FGV, André Braz, a diminuição do imposto atraiu consumidores, mas este movimento pode aumentar a demanda temporariamente, o que reduz o espaço para quedas de preços.
De acordo com ele, se houvesse prorrogação do IPI reduzido para todos os produtos, o crescimento do crédito e da massa salarial poderiam amortecer o potencial de queda dos preços.
Decisão do governo
Na quinta-feira (29), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a manutenção do IPI reduzido para produtos de linha branca com maior eficiência energética. O benefício acabaria ao final de outubro, mas foi prorrogado por mais três meses.
UOL







