Categorias: Economia

Portabilidade de financiamento imobiliário é boa? Especialista dá dicas

PUBLICIDADE

Sim, fazer a portabilidade de financiamento imobiliário pode valer a pena. Dependendo do caso, é possível economizar uma quantia significativa, que poderá ser usada em outra despesa do orçamento ou até ser investida. No entanto, essa troca nem sempre é vantajosa, sendo necessário fazer uma análise atenciosa. Para falar sobre portabilidade o consultor financeiro Flávio Uchôa orienta que, em primeiro lugar, é preciso saber a taxa atual paga, o valor da parcela do seguro e se existem outros encargos, a exemplo de tarifas mensais que, porventura, estejam embutidas nos financiamentos.

Segundo ele, a partir daí, o cliente deve fazer uma pesquisa na concorrência e verificar todas as taxas e encargos a serem cobrados. Solicitar uma simulação também ajuda a ter uma ideia se a portabilidade compensa. Pesquisar bem antes de fazer a portabilidade vai ajudar a ter certeza se vai ser bom levar o financiamento para outro banco, no qual será necessário calcular o custo efetivo total. Esse cálculo considera a taxa do financiamento, seguro por morte e invalidez e outras tarifas que podem ser aplicadas pelo banco. Entre os custos para fazer a portabilidade está o da avaliação do imóvel, que pode ser negociado; o custo das despesas do cartório no momento em que for registrar o novo contrato.

“Mesmo com estes custos, valerá a pena dependendo da diferença entre a prestação atual e futura”, ressaltou Uchôa. Transferir a dívida do financiamento habitacional de um banco para o outro é vantajoso em razão de algumas mudanças nas taxas de juros no país. De acordo com o especialista, nos últimos anos essas taxas sofreram encolhimento e isso favorece a portabilidade. “Enquanto antes os juros de financiamento chegavam a até 12% ao ano, atualmente ficam entre 6,5% e 8% ao ano”, afirmou Flávio Uchôa.

Regulamentação da portabilidade
O Banco Central do Brasil regulamentou a portabilidade em 2013, garantindo que os clientes têm direito de transferir a dívida para outra instituição, incluindo o financiamento imobiliário. Naquela época, porém, a Selic estava em 11% e a crise econômica já começava a atingir os consumidores.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Serviços essenciais funcionam normalmente em JP neste feriado de 1º de maio

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de secretarias e órgãos municipais, garante a manutenção…

30 de abril de 2024

João Pessoa terá alteração na circulação de ônibus neste feriado do Dia do Trabalho

Neste feriado do Dia do Trabalho, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em conjunto…

30 de abril de 2024

Colisão entre caminhões na BR-230 deixa motorista preso às ferragens em Santa Rita

Um grave acidente ocorreu na madrugada desta terça-feira (30) na BR-230, próximo a Santa Rita,…

30 de abril de 2024

Paraíba vai ganhar dezoito novas Unidades Básicas de Saúde; CONFIRA

Ministério da Saúde anunciou na última quarta-feira (24) um investimento de R$ 1,1 bilhão para…

30 de abril de 2024

Sob alerta do Inmet, JP registra média de 41,2 mm de chuva nesse início de semana

Apesar da média de 41,2 mm de chuvas nas últimas 24 horas – até as…

30 de abril de 2024

Confira como os deputados paraibanos votaram pedido para acelerar votação de projeto que criminaliza MST e MTST

Por 293 votos a favor e 111 contra (, o Plenário da Câmara dos Deputados…

30 de abril de 2024