Categorias: Economia

PIB mostra “guinada para cima”, diz Lula

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta sexta-feira (12) o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, divulgado na última semana pelo IBGE. A economia do país registrou queda de 0,8% nos três primeiros meses de 2009, na comparação com os três meses imediatamente anteriores. Analistas esperavam queda de até 2,5%.

“Eu tenho dito sempre que o Brasil foi o último a entrar e o primeiro a sair da crise. Os dados divulgados pelo IBGE já mostram uma guinada para cima importante. Vamos continuar crescendo no ano que vem. O Brasil tem uma balança comercial muito diversificada, o governo fez muitos investimentos, o povo brasileiro consumiu bastante, e eu acho que o Brasil vai ensinar muita coisa ao mundo sobre essa crise”, disse Lula em entrevista, após a cerimônia de inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, em Aracaju (SE).

Ainda sobre a crise financeira, Lula também criticou “alguns setores” da economia, como o automobilístico. “Se não se tivesse dado férias coletivas, certamente a produção seria maior”, disse.

 

“Eu acho que finalmente as coisas estão mais consolidadas no Brasil, eu fiquei muito feliz com os números do IBGE. Um pouco triste porque [o PIB] caiu mais do que esperava, mas muito menos do que alguns analistas e muito menos que meus adversários.”

 

CPI da Petrobras e eleições do PT

Questionado sobre a CPI da Petrobras, Lula evitou fazer comentários e disse que era um assunto do Congresso. Ele também não quis falar sobre a eleição para a presidência do PT, que deve ser realizada no fim do ano. “Veja, não peçam para eu dar qualquer palpite sobre PT faz oito anos. Agora, se José Eduardo [Dutra, presidente da BR Distribuidora] for presidente, vai ser um baita de um descanso”, disse.

 

 

G8 e Brics

Para o presidente, o grupo dos países mais ricos (G8) mostrou que não está apto a discutir uma crise financeira como a iniciada no ano passado. Ele defende a inclusão de mais países ao grupo, como na reunião realizada em abril em Londres.

"Do ponto de vista político, o G8 mostrou que não é o fórum para discutir uma crise desta envergadura, precisa ter outros países, como o G20", disse Lula em entrevista concedida em Aracaju.

Ele afirmou que o Brasil foi convidado para a próxima reunião do G8 e ele deve comparecer. O grupo é formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá, além da Rússia.

"Em cada reunião dessas, eu vou porque acho que o Brasil tem o que falar. Em política, quem fica quieto nessas discussões, no fundo, no fundo vai perdendo espaço", declarou.

Na próxima terça-feira, Lula participa da primeira reunião dos países que formam os Brics – Índia, Rússia e China, além do Brasil – com o objetivo de discutir a crise econômica e uma maior integração entre os países emergentes. O encontro será em Yekaterimburgo, na Rússia.

"Vamos discutir coisas importantes para que a gente chegue na reunião do G8 mais fortalecido", disse Lula, que pretende também ampliar o comércio bilateral com os países que formam os Brics.

 Reuters

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Último final de semana de 2025 tem todas as praias da Paraíba 100% liberadas para banho

A Paraíba encerra o ano de 2025 com uma boa notícia para moradores e turistas:…

28 de dezembro de 2025

Morre Brigitte Bardot, lenda do cinema francês e ícone de beleza, aos 91

Brigitte Bardot, lenda do cinema francês, morreu aos 91 anos. A estrela enfrentava graves problemas…

28 de dezembro de 2025

Bolsonaro volta a centro cirúrgico para tratamento de soluços, diz Michelle

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou…

28 de dezembro de 2025

Queiroga e Efraim confirmam nome de Walber Virgolino para disputar Prefeitura de Cabedelo

O presidente do PL na Paraíba e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga, confirmou, na noite…

28 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

28 de dezembro de 2025

Hugo Motta defende debate ‘sem ideologia’ sobre fim da escala 6×1 em 2026 e pauta deve avançar no Congresso

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou que pretende conduzir, em 2026,…

28 de dezembro de 2025