A Paraíba o tempo todo  |

PIB dos países da OCDE tem queda recorde no primeiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE) caiu 2,1% no primeiro trimestre de 2009 na comparação com o trimestre anterior, na queda mais significativa desde a criação do indicador em 1960.

 

No trimestre precedente, o PIB da região registrara baixa de 2,0%, lembrou a OCDE, que reúne 30 países desenvolvidos.

 

Na taxa interanual (comparação entre o primeiro trimestre de 2009 e o mesmo período do ano anterior), o PIB dos países da OCDE caiu 4,2%, arrastado pelas baixas no Japão (-9,1% interanual) e Alemanha (-6,9%). Os Estados Unidos contribuíram com 0,9% da queda.

 

Países

Nos Estados Unidos, o PIB caiu 1,6% nos três primeiros meses do ano, como havia acontecido no trimestre anterior. O PIB do Japão registrou baixa de 4%, após uma queda de 3,8% no trimestre precedente.

 

Na zona do euro, a queda foi de 2,5%, depois de um retrocesso de 1,6% nos três meses anteriores.

 

Das sete principais economias (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e EUA), apenas na França a queda no PIB perdeu força na passagem entre o último trimestre de 2008 e o primeiro de 2009. Ainda assim, a queda foi acentuada, de 1,2%.

G1

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe