Categorias: Economia

PIB do Nordeste deve crescer 8,3%

O Banco do Nordeste atualizou para 8,3% a projeção de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste. A previsão é de que o acréscimo seja superior ao do Brasil, cuja evolução deve ser de 7,5% neste ano. As informações constam no Boletim Conjuntura Econômica, publicado mensalmente pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), vinculado ao Banco do Nordeste, e disponível no endereço www.bnb.gov.br/publicacoes <https://correio.bnb.gov.br/exchweb/bin/redir.asp?URL=http://www.bnb.gov.br/publicacoes> .

 

Essa estimativa foi ampliada em relação a setembro, quando o Banco estimou evolução de 7,2% para a região, em comparação a 2009. Para 2011 e 2012, o PIB nordestino deve ter incremento de 5,4% e 5%, respectivamente, e continuar com resultados acima dos esperados para o país. Em 2011, a previsão de expansão da economia brasileira é de 5,3% e, no ano seguinte, 4,5%.

 

Para o superintendente do Etene, Jose Narciso Sobrinho, o incremento dos investimentos no Nordeste é um dos principais fatores que têm levado a Região a crescer acima da média brasileira. "O Nordeste tem recebido importantes inversões em infraestrutura e no setor produtivo, a exemplo das refinarias, ferrovias e rodovias, transposição de bacias, os complexos portuários de suape, pecém e itaqui. A expansão dos programas sociais e do salário mínimo. Dessa forma, o crescimento do Nordeste tem sido estimulado pelo mercado interno".

 

Paraíba

 

Segundo o gerente da área de macroeconomia do Etene, Airton Saboya, a Paraíba é um dos Estados cuja economia apresenta preponderância de indicadores com variações acima da média regional. O crescimento do volume de vendas do comércio varejista é o principal destes indicadores, crescendo 18,8% na Paraíba, contra 12,6% na Região.

 

Brasil

 

O PIB do Brasil cresceu 8,4% de janeiro a setembro de 2010, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo informações do IBGE utilizadas pela Instituição. Esse resultado foi influenciado pelo acréscimo de 12,3% na indústria. Os resultados dos setores da agropecuária e serviços foram de 7,8% e 5,7%, consecutivamente.

 

No que diz respeito à economia do país no terceiro trimestre de 2010, a expansão ficou no patamar de 6,7%, terceiro melhor resultado do mundo, abaixo de China (9,6%) e Suécia (6,8%). O Boletim do Banco do Nordeste destaca que esse desempenho foi superior, por exemplo, ao observado na União Europeia (2,2%) e Estados Unidos (3,2%).

 

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026