A Paraíba o tempo todo  |

PIB da Alemanha tem maior queda desde 1990

A Alemanha se afundou um pouco mais na recessão no quarto trimestre de 2008, com uma queda do PIB de 2,1% em relação ao trimestre anterior, provocada pela redução das exportações, anunciou o Escritório Federal de Estatísticas (Destatis).

 

A queda, a maior desde 1990, foi pressionada pela forte redução das exportações e dos investimentos em maquinário. "É o maior retrocesso trimestral desde a reunificação", afirma o Destatis em um comunicado, antes de destacar que o dado ainda é provisório.

 

A baixa do trimestre foi a terceira consecutiva: o PIB da Alemanha já havia declinado 0,5% em cada um dos dois trimestres anteriores. Na comparação com o quarto trimestre de 2007, o recuo foi de 1,7%.

 

A redução dos investimentos industriais e a contribuição negativa do comércio exterior explicam essencialmente os resultados ruins da maior economia europeia. As exportações registraram queda muito maior que as importações e o consumo também retrocedeu em relação ao terceiro trimestre.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe