Dar e receber presentes pode não ser o objetivo das celebrações natalinas, mas ninguém nega que esse é um dos rituais mais divertidos das festas de fim de ano. Muitas vezes, porém, a troca de pacotes não sai como o esperado, uma situação constrangedora que termina com decepções e sorrisos amarelos. Foi o que aconteceu há alguns anos com a psicóloga Elanor Williams, pesquisadora de comportamento do consumo da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Sabendo que ela gosta de cozinhar, os pais da especialista chegaram para a ceia com um enorme bloco de sal do Himalaia. A peça acabou sendo trocada por uma chaleira que, apesar de não ter nada de original, é usada por Williams todos os dias.
Esse tipo de experiência, muito comum mesmo entre pessoas que se conhecem bem, levou a psicóloga a investigar por que se erra tanto na hora de presentear. Em um artigo publicado na revista Current directions in psychological science, ela elucida o que está por trás das discrepâncias entre as expectativas de quem dá e de quem recebe o presente. De acordo com Williams, ao menos em parte, isso pode ser explicado pelo fato de que, ao comprar o objeto, geralmente as pessoas se focam no momento da entrega do presente. Por outro lado, quem recebe está mais interessado na utilidade que a lembrança terá no dia a dia do que em ser surpreendido por algo que, no fim, pode se transformar em um elefante branco.
“Com base nos erros que identificamos, listamos algumas coisas que podem servir de referência para aqueles que estão interessados em dar os presentes certos”, conta a psicóloga. “Percebemos que o maior erro que as pessoas cometem é que acabam pensando não no presente em si e em como ele pode ser útil a quem o recebe. Em vez disso, focam no momento da troca do presente e acabam neglicenciando as preferências de quem será presenteado. Por mais incrível que pareça, quem dá o presente pensa mais em si do que no presenteado”, diz.
Redação com revista Current directions
Apontado pela Polícia Civil como líder de uma organização criminosa com atuação no Litoral Sul…
Avaliação é a mesma da Organização Mundial da Saúde. O Ministério da Saúde explicou nesta…
Nesta sexta-feira (30), a defesa do cantor João Lima entrou com pedido de habeas corpus.…
Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…
O Sabadinho Bom deste final de semana será em ritmo de Carnaval com o Quarteto…
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…