Categorias: Economia

PB registra 3ª maior expansão do setor de serviços no Brasil, aponta IBGE

PUBLICIDADE

A Pesquisa Mensal de Serviços divulgada ontem (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que o estado da Paraíba, manteve a liderança do crescimento na taxa de crescimento do setor de serviços na Região Nordeste e alcançou o terceiro maior índice do País no ano. Ainda segundo o levantamento,  no acumulado de janeiro a agosto, a Paraíba registrou alta de 5,5%, o que representa mais que o dobro do crescimento do País (2,6%).

No ranking do Nordeste, a Paraíba (5,5%) permanece na liderança entre os nove Estados da Região no setor de serviços, que reúne atividades como transporte, turismo, restaurantes, salão de beleza e tecnologia da informação. Em segundo lugar vem Sergipe (4,8%), seguido do Rio Grande do Norte (3,9%), do Ceará (3,4%) e do Maranhão (3,4%). Mais atrás vem Alagoas (2,8%). Já os Estados da Bahia (-1,1%), do Piauí (-1,1%) e de Pernambuco (-0,2%) estão com retração no indicador no acumulado dos oito meses do ano.

No País, a taxa da Paraíba é a terceira mais alta no setor de serviços, ficando atrás apenas do Distrito Federal (6,4%) e do Mato Grosso do Sul (6,1%). Oito estados estão com queda no indicador.

No acumulado de janeiro a agosto de 2025, quatro das cinco atividades com taxas positivas e crescimento em mais da metade (51,2%) dos 166 tipos de serviços foram: Entre os setores, a contribuição positiva mais relevante ficou com informação e comunicação, impulsionado, em grande parte, pelo aumento das receitas das empresas que atuam nos segmentos de portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet; desenvolvimento e licenciamento de softwares; consultoria em tecnologia da informação; tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet; suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação; e desenvolvimento de programas de computador sob encomenda.

Print de arte do IBGE

SERVIÇOS LIDERAM EMPREGOS NA PARAÍBA – Segundo dados do Caged, o setor de serviços lidera a geração de empregos com carteira assinada na Paraíba no ano. De janeiro a agosto, o saldo é de 16.899 postos do total de 19.948. Nos oito meses deste ano, foram criados mais de 81.381 postos no setor de serviços, contra 64.482 desligamentos.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tudo entre Família!

O nosso mundo começou lá no Éden e ali já éramos uma família Adão, Eva,…

7 de dezembro de 2025

Flavio Bolsonaro: Realidade, especulação ou apenas isca política!

Confesso que o anúncio feito por um jornalista do portal Metrópoles, depois confirmado pelo próprio…

7 de dezembro de 2025

Feriado desta segunda (8) muda horários de bancos, repartições e shoppings em João Pessoa

O feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta segunda-feira (8), provoca mudanças no funcionamento…

7 de dezembro de 2025

Campinense vence o Retrô em amistoso e anuncia apresentação oficial do elenco 2026

O Campinense começou bem a pré-temporada e venceu o Retrô-PE por 2 a 0, na…

7 de dezembro de 2025

Homem é preso em flagrante com arma, drogas e moto roubada em João Pessoa

Na manhã deste domingo (07), policiais do 5º BPM prenderam um suspeito em flagrante por…

7 de dezembro de 2025

Tiroteio provoca correria e deixa comerciante ferido na orla de Cabedelo

Um tiroteio deixou um comerciante ferido e provocou correria no inicio da tarde deste domingo…

7 de dezembro de 2025