A partir desta segunda-feira (28), o reajuste médio de 14,55% nas contas de energia vai passar a valer nos 216 municípios atendidos pela Energisa Paraíba. De acordo com a distribuidora, isso corresponde a 1,39 milhão de unidades consumidoras. O reajuste foi aprovado na última terça-feira durante reunião pública da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo a Aneel, o reajuste corresponde à quarta Revisão Tarifária da Energisa Paraíba.
Tais revisões ocorrem a cada quatro anos, enquanto o reajuste tarifário é realizado anualmente. Dessa forma, quando há a revisão tarifária periódica, o reajuste só é realizado no ano subsequente. A Revisão Tarifária Periódica é um processo regulado pela Aneel, prevista no contrato de concessão da empresa que apresenta regras bem definidas a respeito das contas de luz, assim como a metodologia de cálculo dos processos tarifários.
De acordo com a Aneel, os clientes da Baixa Tensão (residencial e comercial) terão correção de 13,94% e os da Alta Tensão, que inclui as indústrias, 16,38%. Os principais motivos para a correção da tarifa foram a aquisição de energia e o pagamento de indenizações às transmissoras como determinado pelo governo federal.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, afirmou em pronunciamento na rede social X…
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, nesta quinta-feira (18), uma nova…
A Polícia prendeu, nessa quarta-feira (17), um dos integrantes da chamada 'Gangue da Mounjaro', grupo…
A Paraíba está sob alerta. Após anos sem casos de raiva humana, um homem de…
Quatorze prefeitos paraibanos firmaram, na manhã desta quarta-feira (17), com o Tribunal de Contas do…
O turismo da Paraíba registrou em 2025 um crescimento sem antecedentes, consolidando-se como um dos…