Cobrança de imposto em compras via internet já está em vigor na Paraíba desde maio
O protocolo que cobra impostos de compras realizadas pela internet já está em vigor na Paraíba e mais dezesseis estados, além do Distrito Federal desde maio. O valor de do imposto é cobrado de forma partilhada e pode chegar até 25%, dependendo do produto e do estado de onde provém a mercadoria.
Segundo a Receita do Estado da Paraíba existe um percentual aplicado em cima da alíquota interna de cada Estado para determinar a cobrança do imposto. O percentual de produtos vindo de Sul e Sudeste – exceto Espírito Santo – é de 7%, nos estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Espírito Santo a percentagem é de 12%”, diz.
Se a alíquota interna é de 17%, como é a maioria do Nordeste, será deduzido 7% se o produto vem de São Paulo. Assim, São Paulo ficaria com 7% e a Paraíba 10%.
A medida já havia sido sinalizada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB). Segundo Coutinho, a Paraíba é um Estado majoritariamente consumidor, não produtor e quando o paraibano. No entender do Estado, o protocolo é uma tentativa para que os estados consumidores não sejam prejudicados.
Além da Paraíba e do DF, os Estados de Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia e Sergipe também estabelecem disciplina relacionada a exigência do ICMS.
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou ao Hospital DF Star, por volta das 9h30 desta quarta-feira…
Com o falecimento do presidente da Câmara Municipal de Bayeux, Adriano Martins nas primeiras horas…
Um motoboy de 35 anos, identificado como Diego Borges da Silva, foi morto a tiros…
As igrejas cristãs de João Pessoa prepararam uma programação especial de missas e cultos para…
Nessa terça-feira (23), uma criança de dois anos morreu após ser atropelada de forma acidental…
Após a recente visita do ministro dos Transportes, Renan Filho, à capital e às promessas…