Categorias: Economia

Patos celebra 122 anos de história e soma 10 mil empresas ativas

PUBLICIDADE

Setores de serviços e comércio representam 85.6% dos negócios no mercado local

Nesta sexta-feira (24), Patos comemora o marco histórico de 122 anos de elevação à categoria de cidade. Reconhecido pelo potencial econômico de seu ambiente de negócios no território do sertão paraibano, o município conta 10.034 empresas ativas, das quais 9.614 são identificadas como pequenos negócios, que contribuem diretamente para o crescimento da economia local, gerando oportunidades de renda e emprego à população.

Neste contexto do ambiente econômico, a maioria dos pequenos negócios de Patos são identificados como microempreendedores individuais (MEIs), somando 5.569 registros, e representando o percentual de 55,5% das atividades no mercado. Na sequência, aparecem as microempresas (MEs), que totalizam 3.353 estabelecimentos e empresas de pequeno porte (EPPs), com 692. As médias e grandes empresas (MGEs) possuem 420 empreendimentos.

Há nove anos atuando no mercado patoense, a empresária Ana Paula Silvestre explica que a decisão de investir na cidade foi baseada no forte potencial de consumo. Ela é proprietária da Pharmapele, segmento que se caracteriza pela manipulação de medicamentos e cosméticos personalizados. “Eu sou natural do município de Sousa, mas optei por investir em Patos pela oportunidade que o ambiente de negócios oferece, principalmente, por ser uma cidade que é polo na região. Temos conquistado a confiança dos nossos clientes e ao longo desses anos Patos tem crescido bastante, o que nos motiva a continuar investindo e atuando neste setor para cuidar das pessoas”, disse.

Somente neste ano, conforme dados do Sebrae/PB, 1.578 novas empresas foram registradas na cidade. De acordo com a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Patos, Anna Stefania Rodrigues, os números observados na realidade econômica da cidade revelam o protagonismo que o empreendedorismo exerce no crescimento de cada atividade empresarial. “É uma cidade de gente guerreira, que empreende e transforma desafios em oportunidades. Isso é possível ser constatado no crescimento das empresas nos últimos anos, assim como nos investimentos que chegam para impulsionar ainda mais o desenvolvimento”, explica.

Setores de serviços e comércio lideram estatística

Os setores de serviços (4.691) e comércio (3.721) se apresentam como destaque no ambiente de negócios, liderando a estatística de estabelecimentos no mercado patoense. Juntos, os setores representam 85,6% de todas as atividades. Em seguida, aparecem a indústria (883), construção civil (541) e agropecuária (27).

Principais atividades econômicas

Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
Promoção de vendas
Serviço de táxi
Comércio varejista de mercadorias em geral com predominância de produtos de alimentícios, minimercados, mercearias e armazéns
Atividades de fornecimento de infraestrutura de apoio e assistência a pacientes no domicílio
Cabeleireiros
Preparação de documentos e serviço especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal
Comércio varejista de bebidas
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
Construção de edifícios
Comércio e varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero Lucena recebe prêmio de melhor prefeito da Paraíba em Patos

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, foi eleito o melhor prefeito da Paraíba no…

17 de dezembro de 2025

Pleno do TJPB aprova lista tríplice exclusivamente feminina para o TRE; saiba nomes

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) aprovou, nesta quarta-feira (17), a formação…

17 de dezembro de 2025

Prefeitos de 14 cidades paraibanas firmam acordo com TCE-PB para reduzir quadro de servidores temporários

Quatorze prefeitos paraibanos firmaram, na manhã desta quarta-feira (17), com o Tribunal de Contas do…

17 de dezembro de 2025

Filho do deputado Damião Feliciano deve assumir Ministério do Turismo no governo Lula

O paraibano Gustavo Feliciano deverá ser nomeado novo ministro do Turismo do governo Lula (PT).…

17 de dezembro de 2025

Em tom conciliador, João Azevêdo destaca trajetória de Cícero e Cássio: “Tenho respeito”; assista

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), fez nesta quarta-feira (17) declarações de reconhecimento a…

17 de dezembro de 2025

Oposição de Cacimba de Dentro declara apoio a Cícero Lucena durante cavalgada política

Na tarde do último domingo (14), a tradicional cavalgada em homenagem ao ex-prefeito Edmilson Gomes,…

17 de dezembro de 2025