Categorias: Economia

Paraíba terá dois abatedouros de avicultura alternativa até janeiro de 2013

PUBLICIDADE

 Cerca de 400 famílias de avicultores alternativos na Paraíba receberão os dois primeiros abatedouros do Estado até janeiro de 2013. Um deles começou a ser construído na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, no Agreste, e o outro em Monteiro, no Cariri. Os principais objetivos são selar o produto paraibano com qualificação de inspetoria federal e estadual e abrir portas para o mercado privado.

 

O primeiro abatedouro, na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, manterá ativo o segmento com 100 famílias produtoras de três associações. “Apesar desse número cadastrado, outra quantidade de avicultores também usarão o abatedouro, o que pode aumentar bastante a produção no Estado para os supermercados que aqui atuam, por exemplo. As capacitações para o uso do equipamento começam este mês”, anunciou a gestora do projeto Avicultura Alternativa do Sebrae Paraíba, Andrea Xavier.

 

Já o outro abatedouro, em Monteiro, atenderá a cerca de 300 famílias avicultoras no território. São cinco associações que atuam na atividade, espalhadas por Monteiro, São Sebastião do Umbuzeiro, Sumé, Zabelê e Prata. Segundo a gestora do programa Territórios da Cidadania no Cariri, Maria Madalena Andrade, um conselho de inspeção federal está construindo um planejamento estratégico para que os envolvidos se capacitem e desenvolvam a gerência do negócio.

 

“Contratamos um consultor sênior que está acompanhando o projeto, fazendo o planejamento, inclusive com marketing. Nosso parceiro, a Aval – Associação de Avicultura de Monteiro, está nos apoiando, entrando com consultoria empresarial sobre a gestão do abatedouro. Não será mais um ‘elefante branco’ no território, terá gestão coletiva e será funcional para todos”, garantiu Madalena.

Negócios – A Cooperativa Paraibana de Avicultura Alternativa e Agricultura Familiar (Copaf), que ganhou o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios este ano, na categoria negócios coletivos, será uma das beneficiadas com o abatedouro. A premiada foi a presidente da Copaf, Maria Nazaré dos Santos Barbosa. Ela disse que as cooperadas já vendem para supermercados como os da rede Wallmart, mas apenas ovos. “Ampliaremos nosso negócio com a carne que terá a marca Sou Caipira”, disse.

A Copaf também será capacitada com o projeto do abatedouro de Lagoa de Roça. Agora os cooperados estão em processo de agregar mais associações e aumentar as famílias cooperadas. De 26 a 30 deste mês, haverá na cidade uma capacitação do Sebrae sobre formação de preço de vendas e outras informações sobre gestão que serão úteis para todos os avicultores.

 

 

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…

14 de dezembro de 2025

Presidente da Câmara, Hugo Motta anuncia renúncia de Carla Zambelli e convoca suplente para assumir mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…

14 de dezembro de 2025

Ministro Camilo Santana cumpre dois dias de compromissos na PB e entrega benefícios em CG, João Pessoa e Bayeux

O ministro da Educação, Camilo Santana, estará na Paraíba nesta segunda-feira (15) e terça-feira (16)…

14 de dezembro de 2025

CG e JP registram ganhadores da quina da Mega-Sena; prêmio principal acumula em R$ 52 milhões

O concurso 2951 da Mega-Sena, sorteado nesse sábado (13), não teve acertadores das seis dezenas…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Roberto Carlos sofre acidente durante gravações do especial da TV Globo

O cantor Roberto Carlos sofreu um acidente na madrugada deste domingo (14), durante as gravações…

14 de dezembro de 2025