Categorias: Economia

Paraíba tem sexto pior rendimento médio do país em 2024, aponta IBGE

Os trabalhadores paraibanos tiveram um rendimento médio mensal de R$ 2.287 em 2024, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do IBGE. Esse valor representa o sexto pior salário médio do país.

A Paraíba ficou à frente apenas dos estados do Pará, Piauí, Bahia, Ceará e Maranhão no ranking de rendimentos médios anuais.

O valor registrado em 2024 é 8% inferior ao estimado em 2023. No entanto, em comparação com 2012, quando o IBGE iniciou a medição desses dados, houve um crescimento de 26%.

De acordo com o economista Rodolpho Tobler, do FGV IBRE, a baixa média salarial nas regiões Norte e Nordeste está relacionada, em parte, ao alto índice de trabalhos informais, que costumam oferecer remunerações menores.

Em 2024, sete estados brasileiros apresentaram taxas de informalidade acima de 50%: Pará, Piauí, Maranhão, Ceará, Amazonas, Bahia e Paraíba — todos localizados no Norte e Nordeste.

“O fator estrutural da economia dessas regiões também influencia, já que há maior concentração no setor de serviços e menor presença da indústria, que, em geral, oferece salários mais altos”, explica Tobler.

    Últimas notícias

    Presídio confirma que nenhum parente de João Lima se cadastrou para visita após mais de 24h de prisão

    Mais de um dia depois da prisão do cantor João Lima, acusado de agredir a…

    28 de janeiro de 2026

    Jhony Bezerra confirma desfiliação do PSB através de publicação nas redes sociais

    O presidente da Fundação PB Saúde e ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra,…

    28 de janeiro de 2026

    Pesquisa PB Agora/Anova: Efraim Filho lidera rejeição na disputa pelo governo da Paraíba; CONFIRA

    A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Anova, em conjunto com o portal PB…

    28 de janeiro de 2026

    PB Agora/Anova: Cícero aparece em primeiro na pesquisa, seguido por Lucas Ribeiro; VEJA NÚMEROS

    A pesquisa do Instituto Anova, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta quarta-feira…

    28 de janeiro de 2026

    Uma visão à frente do seu tempo: a Via Litorânea Sul e o legado de Tarcísio Burity

    Esqueci! No meu último artigo publicado, deixei de mencionar um dos projetos viários mais importantes…

    28 de janeiro de 2026

    Colisão entre motos deixa três mortos na PB-036, em Alhandra

    Um acidente grave foi registrado na noite dessa terça-feira (27) na rodovia PB-036, em Alhandra,…

    28 de janeiro de 2026