Durante o período de janeiro a junho deste ano, o estado da Paraíba registrou a abertura de 26.033 novos pequenos negócios, conforme levantamento feito pelo Sebrae/PB, com base em dados da plataforma Painel Mapa das Empresas, atualizada pelo Governo Federal. Além de informações relacionadas ao surgimento de pequenos negócios, o levantamento revela que João Pessoa e Campina Grande foram as cidades que apresentaram o maior quantitativo de solicitações para abertura de negócios neste segmento.
Conforme os dados, João Pessoa apresentou a abertura de 9.853 novos pequenos negócios, enquanto Campina Grande somou 3.480. O levantamento também destaca outras cidades do estado que registraram a abertura de pequenos negócios no mesmo período, Santa Rita com 1.034, Patos 979 e Bayeux 736.
De acordo com a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, os números revelados pelo levantamento são positivos para o contexto da economia. “Os números que mostram o panorama da abertura de empresas no estado reforçam esse movimento dinâmico dos pequenos negócios, parte de uma migração do trabalho formal para o empreendedorismo, parte da crescente facilidade de se registrar uma empresa após o processo de desburocratização e parte também da chegada de novos empreendedores que enxergam novas oportunidades no mercado e já querem entrar de maneira formal com seu próprio CNPJ”, disse.
Com referência ao ramo de atividade, o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios é o que ocupa mais espaço entre os pequenos negócios ativos que atuam no território paraibano, representando o número de 1394. Na sequência aparecem as atividades de cabeleireiros, manicure e pedicure (917), promoção de vendas (863), comércio varejista de bebidas (720) e comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, minimercados, mercearias e armazéns (718).
Outro aspecto destacado pela gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB é o perfil de adaptação que os pequenos negócios possuem. “É indiscutível a relevância dos pequenos negócios para a retomada da confiança na economia do estado. São os que empregam mais e que geram mais riqueza no seu próprio entorno. Mesmo que alguns números do cenário da economia nacional, como inflação e alta dos juros, possam impactar as médias e grandes empresas, os pequenos mostram maior resiliência, abrindo novos caminhos, e se reinventando para conquistar novos clientes dentro e fora da Paraíba”, concluiu Ivani Costa.
Da Redação com Assessoria
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta sexta-feira (16), que o projeto político…
O bloco mais tradicional do pré-carnaval de João Pessoa já começou a contagem regressiva para…
O Campinense iniciou sua caminhada no Campeonato Paraibano 2026 com vitória sobre o Atlético de…
O Sousa começou a temporada 2026 em grande estilo. Jogando diante da sua torcida, no…
O secretário de Administração da Paraíba e integrante do diretório estadual do PSB, Tibério Limeira,…
O sistema de estacionamento rotativo da Zona Azul começou a operar em fase educativa na…