As ações da Panasonic despencaram quase 9 por cento nesta segunda-feira, após a companhia prever um prejuízo maior que o esperado, levando corretoras a reduzirem classificação da empresa.
Mas alguns analistas disseram que a Panasonic está bem posicionada para se beneficiar de uma eventual recuperação econômica graças ao seu conjunto de produtos ecologicamente corretos e nova estratégia de se aventurar em mercados de produtos menos sofisticados.
O resultado da companhia, que compete com a Sony pelo título de maior fabricante de produtos eletrônicos do mundo, secou conforme a crise econômica global reduziu as vendas de televisores de tela plana e câmeras digitais.
A Panasonic, maior fabricante mundial de televisores de tela plana, informou na sexta-feira que prevê um prejuízo líquido de 195 bilhões de ienes (2 bilhões de dólares) até março, 86 por cento a mais do que a estimativa média de 17 analistas consultados pela Thomson Reuters.
A projeção equivale a quase metade do tamanho do prejuízo de 378,96 bilhões de ienes registrado no ano passado. Assim como muitas outras companhias japonesas, a Panasonic sofreu uma pancada adicional provocada pela valorização do iene que reduz a competitividade de seus produtos vendidos no exterior.
"Nós achamos que uma melhora no ambiente operacional levará tempo", disse Kota Ezawa, analista da Nikko Citi, em uma nota a clientes.
Terra
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A bola vai rolar para a 116ª edição do Campeonato Paraibano. Após reformulação de equipes,…
O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), reforçou o…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta sexta-feira (16), que o projeto político…
O sistema de estacionamento rotativo da Zona Azul começou a operar em fase educativa na…
A cantora Cris Munhoz é a atração do Sabadinho Bom deste final de semana e…
Na noite desta sexta-feira (16), equipes do 5º Batalhão da Polícia Militar realizaram a captura…