Os desafios e as perspectivas do mercado de eventos foram discutidas na noite desta quarta-feira (15), durante a aula inaugural do Curso de Formação de Empreendedores em Eventos, promovido pelo Sebrae Paraíba. O presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando, proferiu palestra e debateu com a plateia de quase 100 pessoas as necessidades deste setor que precisa se reinventar e se transformar sempre.
“Estamos diante de um público que quer se encantar, se emocionar e aprender nos eventos. Nós, profissionais desse setor, temos este desafio: entregar um novo produto para uma geração exigente. O básico todo mundo já faz”, disse Toni, que é também administrador de empresas e especialista em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
A capacitação para estes profissionais terá sua 12ª turma a partir do próximo dia 20, em Campina Grande, e do dia 27, em João Pessoa. Os interessados ainda podem se inscrever nas agências do Sebrae. “Os empreendedores que querem ter a prática e as melhores estratégias no mercado de eventos devem investir na qualificação para terem um diferencial”, destacou a coordenadora do curso e analista técnica do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, durante o evento desta quarta-feira.
O diretor administrativo e financeiro do Sebrae Paraíba, Neto Franca, também participou da aula inaugural e falou da importância da qualificação. “Desejo boas vindas aos novos alunos e aos que desejam aprender cada vez mais. Para empreender neste mercado tão competitivo, é preciso estar informado e preparado”, disse.
Para Toni Sando, apesar das incertezas econômicas e da instabilidade política do país, há diversas oportunidades para o mercado de eventos. “É preciso estar atento e bem informado, que as oportunidades surgem. Atualmente, os eventos são menores, mas há em maior quantidade. O diferencial de cada evento deve estar nos detalhes”, completou.
Segundo ele, há cada vez menos investimento e menos tempo, mas o cliente quer sempre mais qualidade. “As pessoas cansam de ver sempre a mesma coisa, o padrão. Para ter qualidade é preciso criatividade e ousadia. Precisamos de inovações humanas e não apenas tecnológicas”, disse.
Tony Sando também destacou em sua palestra a importância de se valorizar o destino em que o evento será realizado. “Quando o evento é ruim, os participantes acabam associando o que deu errado ao destino, à cidade onde ele foi realizado, e acabam não voltando. Portanto, o organizador de eventos também tem essa responsabilidade do marketing de destino. Ele pode atrair as pessoas para a cidade do evento, sendo um agente estimulador”, afirmou, acrescentando que toda a cadeia do setor precisa se envolver também, como os hotéis, restaurantes, transportes. “É importante que haja ações integradas de hospitalidade”.
Por fim, o palestrante falou da importância do papel do organizador de eventos, de encantar o participante. “O profissional tem que saber quem é o público que ele está lidando, fazer um briefing correto e completo para encantar e causar o efeito ‘uau’ em quem participa do evento. Para isso é preciso se especializar, para se superar a cada evento, fazer surpresa, gerar emoção e satisfação”, destacou.
Ao final da palestra, ex-alunos do curso promovido pelo Sebrae deram seu depoimento sobre a importância da capacitação para a inserção ou permanência nesse mercado de trabalho. “Uma das principais experiências que tive com o curso foi o estímulo ao empreender. Agora sou dona do meu próprio negócio. Aumentei minha network durante a capacitação”, destacou a jornalista Herta Riama. A decoradora e empresária Alice Fernandes também ressaltou a importância do curso do Sebrae em sua vida profissional: “o curso me deu a oportunidade de assimilar a experiência de diversos professores comprometidos na realização dos maiores eventos realizados no país. Hoje, ao conceber um evento, tenho uma ampla visão”.
Curso de Formação de Empreendedores em Eventos
A capacitação é dividida em dez módulos, totalizando 200h/aula. Os facilitadores são reconhecidos nacional e internacionalmente, como Izabel Morais, Vanessa Martin (SP), Flávia Mastrobuono (SP), Marcos J. T. Oliveira (SP), Ferdinando Lucena, Andrea Nakane (SP), Alexsandra Gomes, Ney Humberto Neves (RJ) e Maria Rita Peres.
O investimento para o curso é de R$ 2.130,00 (até 10 parcelas de R$ 213,00) ou R$ 1.900,00 à vista. O curso é para os profissionais de eventos, hotelaria, turismo e de agências de viagem, gestores de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, secretários executivos, estudantes universitários dos cursos de administração, hotelaria, turismo e relações públicas e demais pessoas interessadas em desenvolver habilidades para planejar, organizar e realizar eventos.
Ascom
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