A Paraíba o tempo todo  |

Os primeiros usos do Bitcoin: a história da pizza mais cara do mundo

Você sabe quanto custa um único Bitcoin? A verdade é que a resposta para essa pergunta varia de acordo com o dia em que a responder; algo que vale para todos os tipos de moedas, digitais ou não.

Segundo uma estimativa de uso de criptomoedas publicada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), mais de 452 milhões de pessoas possuem valores em algum tipo de moeda digital, o que por si só já equivale ao dobro do número total de brasileiros!

E as coisas não aconteceram de uma hora para a outra. A Bitcoin, a criptomoeda “original” e ainda a mais conhecida de todas, foi criada em 2009. De lá para cá, muita coisa mudou, com um dos primeiros usos das criptos rendendo uma história que merece ser contada mesmo mais de uma década depois.

Se você é um entusiasta de criptomoedas, provavelmente já ouviu falar sobre a compra de duas pizzas pela bagatela de 10 mil Bitcoins. Mesmo àqueles que não conhecem muito sobre a área, apenas esse valor já é suficiente para chamar a atenção. No texto abaixo vamos utilizá-la como ponto de partida.

O famoso caso das pizzas mais caras de todos os tempos

A história das pizzas mais caras do mundo aconteceu em 22 de maio de 2010, quando o programador Laszlo Hanyecz se dispôs a comprá-las pelo valor de 10 mil Bitcoins. Naquela época, um pouco após a criação da moeda, elas não eram vistas como “dinheiro real”, o que explica o desafio dessa compra.

No período, cada Bitcoin equivalia a US$0,007, o que significa que o valor ofertado pelas pizzas era de 70 dólares, um preço bem razoável. Demorou mais de 24 horas para que a oferta fosse aceita por um universitário e a transação fosse finalizada. O evento é conhecido por “cripto bros” como “Pizza Day”.

De maneira estimada, 10 mil Bitcoins nos dias de hoje equivalem a 950 milhões de dólares. Sim, quase um bilhão! Supondo que o universitário que recebeu o valor da transação guardasse a moeda digital, ele hoje seria um bilionário! Essas são definitivamente duas pizzas cujos valores não serão alcançados.

A flutuação de valores das criptomoedas

No último parágrafo nós explicamos brevemente o que faz a história das pizzas ser icônica, e se trata de um elemento simples do mercado econômico: a flutuação de valores. Enquanto certas moedas aumentam em valor, outras caem; por sorte ou por estratégia, os câmbios entre BTC/USD dispararam.

Para os investidores em Bitcoin e em outras moedas digitais, essa é uma perspectiva excelente. Poucos investimentos no mundo observaram um “salto” de 70 dólares para 950 milhões de dólares em só 15 anos, o que ajuda a explicar a busca por plataformas que monitoram esses valores, como a Binance.

Lições que podem ser aprendidas com essa história famosa

É interessante notar que, apesar da curiosidade dessa história, o investidor inicial (o universitário) não fez uma escolha “óbvia”, mas uma escolha estratégica. Ele poderia facilmente ter perdido 70 dólares se Bitcoin não tivesse disparado em valor, mas o investimento arriscado teve resultados excepcionais.

Isso nos permite refletir que é impossível olhar para trás e julgar as decisões financeiras de outros com base no que sabemos no presente. O ideal é estudar o mercado financeiro, perceber os padrões e a partir daí tomar boas decisões. Eventos inesperados como a história da pizza não são algo recorrente.

Na prática, os lucros geralmente beneficiam aqueles investidores consistentes, os quais mantêm um olhar atento no mercado e percebem os melhores momentos para comprar ou vender moedas; sejam elas digitais ou não. Uma coisa, porém, é certa: você nunca irá comprar e comer uma pizza tão cara!

O impacto cultural do “Pizza Day” 

Embora tenha sido apenas uma transação entre duas pessoas, o evento ganhou uma grande importância cultural. A cada ano, entusiastas de criptomoedas celebram o dia 22 de maio como o “Bitcoin Pizza Day”, promovendo eventos, discussões e até mesmo promoções em pizzarias que aceitam Bitcoin.

Além disso, a história serve como um lembrete para investidores sobre a volatilidade das criptomoedas e como pequenos eventos do passado podem se tornar marcos históricos no futuro. Esse caso inspirou outros comerciantes a aceitarem criptomoedas, ajudando a consolidar o Bitcoin como meio de pagamento legítimo.

A história das pizzas mais caras do mundo também se tornou um símbolo do crescimento das criptomoedas, reforçando a ideia de que o que hoje pode parecer uma aposta arriscada, no futuro pode se transformar em um investimento extremamente valioso.

Foto de Jakub Żerdzicki na Unsplash

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe