Categorias: Economia

Número de encaminhamentos feitos pelo Sine-JP cresce 76,77%

PUBLICIDADE

 O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) encaminhou 13.242 trabalhadores ao mercado no ano passado, o que representa um crescimento de 76,77% sobre o exercício de 2013 (7.491). A captação de novas vagas, a partir de parcerias com as empresas da Capital, aumentou 68,55%, passando de 5.743, em 2013, para 9.680, em 2014.

 

De acordo com o secretário do Trabalho, Produção e Renda da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Diego Tavares, o Sine-JP está cumprindo com seu papel de intermediação da mão de obra. “O crescimento dos números se dá pelo fato de o Sine-JP estar mais perto da população. Agora, em 2015, estamos ampliando nossas ações para diversos bairros. Já começamos com os Centros de Referência da Juventude, facilitando o acesso ao primeiro emprego”, disse ele.

 

O coordenador do Sine-JP, Adenio Neto, destaca que os números são reflexo da gestão do prefeito Luciano Cartaxo, que dá condições para a instalação de empresas, a exemplo com o que ocorre com o setor de call center. No final de 2013 a Câmara Municipal aprovou projeto de lei do poder executivo garantindo a isenção total no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), além da redução em 3% da alíquota do Imposto sobre Serviço (ISS) para as empresas do setor de call center.

 

“As empresas de call center são grandes empregadoras e têm um papel muito importante neste número. Além disso, de modo geral, são estas empresas que dão a oportunidade do primeiro emprego a quem quer ingressar no mercado de trabalho. Mas além destas, temos buscado estreitar os laços com todas as empresas, de todos os portes”, frisou o coordenador.

 

No ano de 2014 também foram registrados 7.565 novos inscritos no Sine-JP, o que corresponde a uma alta de 13,98% sobre o exercício anterior.

 

Capacitação – Adenio Neto destaca que o número de capacitações dobrou de 2013 para 2014, passando de 507 para 1 mil. “Em parte, isto se deve ao trabalho realizado na Feira Municipal do Trabalho, em que 300 pessoas foram capacitadas nas oficinas e minicursos oferecidos no evento, em áreas diversas como comércio eletrônico, mídias digitais, empreendedorismo, turismo, gastronomia, eventos, construção civil e saúde. A Feira foi muito importante por proporcionar esta capacitação, principalmente para quem ainda não tinha experiência empregatícia”, disse o coordenador do Sine-JP.

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Repercussão nacional: Fantástico reconstrói trajetória de Gerson Machado e expõe falhas do poder público; assista

O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…

8 de dezembro de 2025

UEPB define novo calendário acadêmico nesta terça-feira; expectativa é de que aulas voltem só em 2026

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deve definir amanhã, terça-feira (9), o novo calendário acadêmico…

8 de dezembro de 2025

Você viu? Cabo Gilberto foi o único da PB a apoiar PEC que extingue Justiça do Trabalho

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende extinguir a Justiça do Trabalho e…

8 de dezembro de 2025

Pai morre e filhos ficam feridos após moto atingir estrutura na BR-230, em João Pessoa

Um grave acidente de motocicleta deixou um homem morto e duas crianças feridas na noite…

8 de dezembro de 2025

Procissão de Nossa Senhora da Conceição deve reunir multidão em CG nesta 2ª

Fé, devoção e oração. A Diocese de Campina Grande, celebra nesta segunda-feira (08), o ápice…

8 de dezembro de 2025

Feriado: Frota de ônibus de João Pessoa vai contar com operação especial nesta segunda

Mesmo com o feriado desta segunda-feira (8), a Prefeitura de João Pessoa ajustou a operação…

8 de dezembro de 2025