No terceiro trimestre, PIB do Brasil supera Estados Unidos e empata com a China

PUBLICIDADE

O Ministério da Fazenda divulgou uma análise sobre o resultado do PIB no terceiro trimestre de 2024. Segundo a publicação, o crescimento de 0,9% é o quarto maior entre os países do G20, empatando com a taxa registrada pela China e ultrapassando os Estados Unidos, que ficou em 0,7%.

A Fazenda sinaliza que o PIB deve crescer acima de 3,3% este ano, previsto inicialmente pelo próprio ministério. A nota destaca também a forte expansão dos investimentos em máquinas e equipamentos, a chamada Formação Bruta de Capital Fixo. Quando as empresas investem em capital fixo, sinalizam esperar expansão futura.

Segundo a pasta, o ritmo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) continuou robusto no terceiro trimestre. O aumento de 0,9% é superior à projeção do Boletim Macrofiscal de novembro do Ministério da Fazenda, quando ainda não estavam disponíveis indicadores que mostraram aceleração da atividade. Esse fortalecimento deverá levar à revisão para cima da estimativa para o PIB brasileiro de 2024, atualmente em 3,3%, repercutindo perspectivas de maior crescimento para a indústria e para os serviços.

Segundo o documento, os resultados do PIB no terceiro trimestre “mostraram que a economia brasileira seguiu em ritmo robusto de expansão mesmo com menores impulsos fiscais”. O principal motivo do crescimento, de acordo com a nota da SPE, foi o bom desempenho da indústria de transformação e construção e o crescimento na prestação de serviços diversos, o que se refletiu, do ponto de vista da demanda, “em forte expansão do consumo das famílias e, principalmente, do investimento”.

A atividade econômica deve continuar a crescer no próximo trimestre, embora com desaceleração na margem, aponta o documento. A política monetária mais contracionista deverá restringir o ritmo de expansão das concessões de crédito e dos investimentos, mas, apesar disso, são esperados “impulsos positivos” do mercado de trabalho, “que deverá seguir resiliente, estimulando a produção e o consumo das famílias”.

A nota informativa destaca, para 2025, “a boa perspectiva para setores menos cíclicos, como a agropecuária e a produção extrativa”. Na análise da SPE, o bom desempenho dessas atividades deve ajudar a mitigar a desaceleração esperada para as atividades cíclicas, mais impactadas pelo aumento dos juros e pelos menores estímulos fiscais.

O crescimento do PIB em 0,9% na comparação trimestral com ajuste sazonal, divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), veio acima da mediana das previsões de mercado (0,8%) e em linha com a projeção atualizada da SPE (0,9%).

Em comparação às expectativas da SPE para o resultado na margem, ocorreu queda mais acentuada da atividade agropecuária e menor expansão da indústria, em consequência, sobretudo, do recuo na produção extrativa e da construção, ao contrário do esperado. Conforme a nota informativa, o resultado para o setor de serviços “surpreendeu positivamente, influenciado pelo forte desempenho de outras atividades de serviços”.

Redação com SECOM

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mulher pula janela para fugir de agressões do companheiro em condomínio de João Pessoa

Uma mulher de 37 anos precisou pular pela janela do próprio apartamento, neste domingo (7),…

8 de dezembro de 2025

Após denúncias, PMJP promete intensificar fiscalização na Mata do Seixas, em João Pessoa

A secretária executiva de Segurança Urbana de João Pessoa, Capitã Rebeca, realizou uma inspeção na…

8 de dezembro de 2025

Pai morre e filhos ficam feridos após moto atingir estrutura na BR-230, em João Pessoa

Um grave acidente de motocicleta deixou um homem morto e duas crianças feridas na noite…

8 de dezembro de 2025

Fantástico reconstrói trajetória de Gerson Machado e expõe falhas do poder público; assista

O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…

8 de dezembro de 2025

Operação investiga organização que lucrava com abortos clandestinos em João Pessoa

A Polícia Civil revelou, nesta segunda-feira (8), que uma organização criminosa especializada em aborto clandestino…

8 de dezembro de 2025

Olho no Pix: Bradesco em CG é multado em R$ 50 mil após falha de segurança em transferências

O Procon de Campina Grande multou o Banco Bradesco em R$ 50 mil por má…

8 de dezembro de 2025