O Ministério Público da Paraíba e o Procon Estadual emitiram uma recomendação conjunta direcionada a fabricantes, distribuidores, atacadistas e varejistas de todo o estado para a retirada imediata de circulação de produtos rotulados como “manteiga da terra” após operação na cidade de Paulista, no Sertão do Estado.
A orientação abrange a suspensão da exposição, venda, armazenamento, transporte e distribuição desses produtos, considerados de alto risco à saúde pública. A ação de recomendação contou com a presença da Associação dos Supermercados da Paraíba, que se comprometeu a colaborar com o recolhimento dos produtos.
A medida foi tomada após a interdição de uma fábrica de laticínios localizada no município de Paulista, no Sertão paraibano, alvo da Operação Saturação, que foi deflagrada em 24 de abril. Durante a ação, foram descobertas graves irregularidades sanitárias e evidências de falsificação na produção da manteiga da terra.
Segundo a nota técnica emitida pela Agevisa-PB (Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba), os produtos estavam sendo fabricados de forma irregular. Foram identificadas práticas como a mistura indevida de margarina e óleo vegetal à manteiga, sem qualquer menção nos rótulos.
Em nota, a empresa Caicó explicou que atua “exclusivamente como distribuidora, sendo responsável apenas pela comercialização de produtos fabricados por terceiros.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Um grave acidente de motocicleta deixou um homem morto e duas crianças feridas na noite…
O superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra (PSB), afirmou que não há atrito entre ele…
O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…
A repercussão na Folha de S.Paulo nesta segunda-feira destaca que a aliança política na Paraíba,…
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deve definir amanhã, terça-feira (9), o novo calendário acadêmico…
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende extinguir a Justiça do Trabalho e…