Categorias: Economia

Movimentação do Porto supera o mesmo período em 2016

PUBLICIDADE

 O Porto de Cabedelo prevê, neste mês de abril, uma movimentação de cargas que ultrapassa 156 mil toneladas, superando o mês de abril de 2016 em cerca de 80 mil toneladas de produtos. Em abril passado, o acumulado foi de 77.417 toneladas. “Nesta quarta-feira (19) três navios estavam em operação no cais do porto de cabedelo. Uma demonstração de que tem crescido a demanda neste começo de ano, apresentando um início de recuperação de nossa economia”, destaca a presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo.

 

Até o fim do mês, o porto terá recebido 14 navios, média de um navio a cada dois dias. Em abril de 2016 atracaram no cais nove navios. “A tendência é de que esse ano vamos superar a movimentação de cargas registrada no ano passado”, comemora Gilmara.

 

Atracaram em abril os navios Diana Bolten, que trouxe dos Estados Unidos 30 mil toneladas de petcoke; Ourania, que veio do Uruguai com 4,5 mil toneladas de malte; O Torm Gertrud trouxe de Pernambuco 6 mil toneladas de derivados de petróleo; O navio Rosa Tomasos, trouxe mais 12 mil toneladas de derivados de petróleo, procedente de Maceió; O Daí Shan Hai, trouxe 33 mil toneladas de petcoke, procedente de Houston, Estados Unidos; e o navio Promise I, de Bandeira de Hong Kong, veio da Argentina com 16.500 toneladas de trigo para abastecer a indústria de massas. Além destes, também foi exportado 2,1 mil toneladas de blocos de granito genuinamente paraibanos para a Itália através do navio Donaugracht.

 

Já o navio Pola Indian, de Bandeira Maltesa e procedente dos Estados Unidos, está desembarcando 28.506 toneladas de Petcoke. Procedente de Pernambuco, o navio Atrotos, de bandeira Liberiana, atracou com 3.760 toneladas de Diesel. O porto também recebeu o Guaíba, da Marinha Brasileira.

 

O navio petroleiro Port Moody atracou na quarta-feira (19) transportando 6.600 toneladas de diesel procedente de Houston/Texas.

 

Atracou ainda o navio graneleiro Biscayne Light para exportação de 10.000 toneladas de ilmenita. A carga veio da região de Mataraca na Paraíba e foi transportada para Rotterdam na Holanda, depois disso segue de barcaça com destino final à Franca.

O navio Minas virá do Uruguai com 4,5 mil toneladas de malte para abastecer a indústria cervejeira. E Ceylon, virá de Belém do Pará com 4.700 toneladas de derivados de petróleo.

O Porto de Cabedelo tem localização estratégica e é um dos principais centros de distribuição da Região Norte-Nordeste do Brasil.

 

 

Foto: Walter Rafael

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024