A Paraíba o tempo todo  |

Ministério Público investiga abandono do Hotel Tambaú João Pessoa

Um prédio histórico que faz parte do cartão postal de João Pessoa. Do luxo ao abandono. O Hotel Tambaú em João Pessoa, na Paraíba, já foi um dos mais famosos do Brasil. Com arquitetura icônica à beira d’água, mais de 200 quartos e avaliação 5 estrelas, o local era cartão postal da cidade e atraía visitantes do mundo inteiro. Hoje, está abandonado, vítima de problemas administrativos e uma intensa batalha judicial pela sua posse.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu um procedimento administrativo para investigar o estado de abandono do Hotel Tambaú, localizado na Avenida Almirante Tamandaré, na orla de João Pessoa.

Segundo a denúncia apresentada ao MPPB, o imóvel abandonado estaria sem qualquer tipo de manutenção, o que teria transformado o espaço em um criadouro de mosquitos, contribuindo para a proliferação de doenças e agravando a poluição ambiental.

Além disso, foram apontados riscos à qualidade ambiental, possíveis impactos negativos na saúde pública e questões relacionadas à segurança no entorno do edifício.

O Ministério Público requisitou informações detalhadas à Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (SEMAM) e à Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) sobre quem seria o responsável pela gestão ou manutenção do imóvel, com o objetivo de identificar os responsáveis e cobrar providências para reverter a situação.

O Hotel Tambaú foi construído nas areias da praia de Tambaú, zona leste de João Pessoa, na década de 1970. Seu formato arredondado chama a atenção de quem passa e se tornou um dos cartões postais da cidade.

São ao todo 173 apartamentos, quase todos com vista para o mar ou para os jardins internos. Seu projeto arquitetônico é assinado por Sérgio Bernardes. Seus jardins, salões e auditórios compõem um importante equipamento que já sediou importantes eventos do Estado.

A construção do Hotel Tambaú teve início no final da década de 60 e sua inauguração ocorreu em 1971. Foi todo construído com dinheiro público. Por muitos anos, o hotel foi um dos principais pontos turísticos da cidade, atraindo turistas do Brasil e do mundo inteiro. Com sua arquitetura moderna e localização privilegiada em frente à praia, o hotel era um verdadeiro marco na história de João Pessoa.

Com o passar dos anos, o Hotel Tambaú foi gradativamente sendo abandonado e hoje se encontra em um estado lastimável. A estrutura está em ruínas, com vidros quebrados, paredes desmoronando

Alvo de uma disputa judicial pela sua posse, o hotel está fechado e acumulando dívidas. Além da deterioração provocada pela falta de manutenção nos equipamentos.

SL

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe