A Paraíba o tempo todo  |

Mídia nacional destaca riqueza mineral paraibana que está entre as mais caras do mundo

Em reportagem nacional do portal Ne9, foi trazido o destaque da trama da novela das 6 da Rede Globo de Televisão, “No Rancho Fundo”, onde traz a vida da família Leonel do Cariri que passa por uma reviravolta impressionante com a descoberta de uma Turmalina Paraíba, uma das gemas mais raras e valiosas do mundo. Este achado não só muda o destino dos personagens mas também traz à tona a beleza e o valor inestimável dessa pedra preciosa.

Conheça mais sobre a história da turmalina – A história da Turmalina Paraíba começou nos anos 1980 no município de Salgadinho, Paraíba, quando foi descoberta por acaso. Esta pedra, com sua cor azul elétrico ou verde neon vibrante, logo se tornou uma sensação mundial no mercado de joias devido à sua raridade e beleza estonteante. Zefa Leonel, um dos personagens da novela, encontra uma dessas gemas, transformando instantaneamente a situação financeira de sua família.

Ainda segundo a matéria, a turmalina paraíba é extraída em pouquíssimas locais no mundo. No Brasil se encontram três das cinco minas globais (hoje quase todas esgotadas, exceto uma no Rio Grande do Norte). Ao mesmo tempo, a gema também existe na Nigéria e em Moçambique. No entanto, as pedras extraídas no Nordeste brasileiro são de superior qualidade, fazendo do Brasil o líder mundial no fornecimento dessa turmalina espetacular.

Valor Astronômico
Em função de sua raridade e demanda, os preços podem alcançar milhões por quilate. Joias adornadas com esta pedra não são apenas acessórios, mas verdadeiros investimentos. A princípio, um simples anel ou par de brincos incrustados com turmalina paraíba pode custar mais de R$ 3 milhões, dependendo da qualidade e do tamanho da gema. Um quilate da Turmalina Paraíba pode chegar aos 50 mil dólares.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe